Como fazer os vídeos do YouTube não serem carregados automaticamente no Chrome e Firefox

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer os vídeos do YouTube não serem carregados automaticamente no Chrome e Firefox

Em suas experiências na internet, talvez você já tenha passado pela situação de estar conversando online com diversas pessoas e compartilhando vídeos do YouTube. Em um cenário como este, não é raro que você receba mais de um vídeo por vez e nem sempre você quer ouvi-los  naquele exato momento ou ainda não terminou de assistir ao anterior enviado.

Não importa... À medida que você clica nos links e eles são dispostos no navegador, todos são inicializados ao mesmo tempo, provocando apenas um grande barulho de fundo, obrigando você  a ir de guia em guia pausá-los. O som ao fundo se torna, por vezes, irritante, não é mesmo? Embora isso não aconteça todo dia, certamente é algo que pode esgotar a paciência de qualquer um.

Pensando em manter o sossego dos usuários, alguns desenvolvedores criaram extensões que deixam os vídeos do YouTube em “estado de espera” para determinados navegadores. Quando uma página do YouTube é aberta, o buffer do vídeo continua a ser carregado, entretanto, ele não inicializa, permanecendo como se estivesse pausado pelo usuário.

Inicialize os vídeos quando você quiser vê-los!

Abaixo, o Baixaki separou alguns destes complementos, para que você não precise mais pausar uma série de vídeos um a um para evitar ruídos de fundo.Mozilla Firefox

A primeira boa extensão a ser mencionada para o navegador da raposa é o Stop Autoplay. Este complemento impede a autoexecução não somente de vídeos do YouTube, mas também vídeos incorporados em outras páginas. Dessa forma, você também não precisa se preocupar ao entrar em uma página na qual vários vídeos seriam inicializados de maneira automática.

Em detalhe: complemento instalado no Firefox

O Stop Autoplay executa sua função de forma automática e possui configurações adicionais que podem ser modificadas em seu botão de opções (acessado pelo menu “Ferramentas” na opção “Complementos” do Firefox). Outra boa alternativa no quesito de complementos é o TubeStop, que também desabilita a reprodução automática de vídeos, porém é voltado mais para o YouTube e MySpace.

Se você quiser ir um pouco além, há também o TweakTube. Esta é uma extensão que agrupa algumas funcionalidades a mais para o YouTube, entretanto ela não é automática como as outras e requer configurações por parte do usuário.

TweakTube, além de apenas impedir autoexecução

Há também alternativas para usuários do Greasemonkey como o YouTube Auto Buffer & Auto HD & Remove Ads. O script também vai um pouco além de apenas impedir a autoexecução do vídeo, oferecendo a possibilidade de bloquear propagandas e modificar sua resolução.

Para o Google Chrome

Embora também existam alguns scripts para o Chrome, a solução mais prática e segura está em um complemento. O Stop Autoplay for Youtube funciona de forma automática, impedindo a autoexecução de vídeos para páginas do YouTube. Uma vez instalado, ele já está pronto para a utilização, dispensando configurações adicionais por parte do usuário.

O buffer do vídeo está ativo, mas o vídeo permanece em espera!

Você gostou de nossa dica? Compartilhe conosco sua opinião e experiências comentando o artigo e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.