Pendrives e discos ópticos são uma excelente forma de carregar mídias em seu bolso, mas quem é que precisa delas apenas para ouvir suas músicas ou assistir a filmes a partir de outro computador da mesma rede? Nada de gravações desnecessárias ou cópias em dispositivos removíveis, aprenda a sincronizar vídeos e músicas a qualquer máquina em sua casa ou ambiente de trabalho.

Aprendendo a compartilhar músicas

Claro que existem outros métodos, neste artigo apresentaremos dois métodos para sincronizar sua mídia: através do compartilhamento de conteúdo do iTunes e através do compartilhamento de pastas padrão do Windows.

Sua música em todo lugar.

Em ambos, é essencial que você estabeleça uma rede entre as máquinas antes de proceder em qualquer um dos casos.

Nem é preciso ter um iPod ou um iPhone.

iTunes

 

Mesmo que você não possua um iPod, o programa conta com um excelente suporte multimídia que organiza e cataloga os vídeos e músicas do seu computador em forma de uma biblioteca. Para compartilhá-la através da sua rede local, acesse as Preferências dentro do menu Editar e atente-se para a aba de Compartilhamento.

Para que o iTunes localize bibliotecas em sua rede, mantenha a opção “Buscar por bibliotecas compartilhadas” ativada. Esta opção não habilita o compartilhamento da mídia do seu computador, apenas localiza as demais bibliotecas.

“Compartilhar minha biblioteca na minha rede local” é a opção que libera a mídia da sua máquina para que os demais possam utilizá-la. Escolha então se você pretende “Compartilhar toda a biblioteca” ou se deseja “Compartilhar as listas selecionadas”. Optando pela última opção, marque os tópicos que deseja tornar público aos demais membros da rede.

Para prevenir o acesso de estranhos ao conteúdo da sua biblioteca, a última opção desta aba permite que o usuário insira uma senha e limite o acesso ao conteúdo compartilhado. Basta marcar a opção “Requer senha” e escolher um código de acesso.

Cada biblioteca é identificada com um nome diferente, para personalizar a nomenclatura do seu acervo, dirija-se a aba Geral dentro das mesmas preferências. Logo em sua primeira opção (Nome da biblioteca) escolha como o seu computador será identificado perante os demais.

($paginacao$)
Compartilhamento de pastas

O iTunes não é a única opção para a sincronização de suas músicas, também é possível adicionar as músicas à lista de reprodução de qualquer player, basta compartilhar as pastas através dos recursos do Windows. Pastas compartilhadas se comportam como um novo disco conectado ao computador, permitindo que o usuário acesse o conteúdo a partir de outra máquina.

Compartilhe as pastas pelo Windows.

Utilizando o Windows XP

Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que pretende compartilhar e selecione a opção “Compartilhamento e segurança”. Atente-se para a seção “Compartilhamento de rede e segurança”, caso nenhuma opção para a marcação se fizer disponível, selecione a opção de que está ciente e habilite os recursos de compartilhamento.

Marque então “Compartilhar esta pasta na rede” para que os demais computadores possam enxergar o conteúdo da pasta. Se desejar, altere o nome com que os demais computadores enxergam o conteúdo em Compartilhamento. Caso deseje que os outros computadores possam deletar e mover arquivos para a pasta, ative “Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos”.

Utilizando o Windows Vista

Neste caso, clique sobre a pasta com o botão direito do mouse e selecione a opção propriedades. Dirija-se então a aba de Compartilhamento e clique na opção “Compartilhamento avançado”.

Marque a opção “Compartilhar a pasta” e edite as Configurações do compartilhamento como o nome da pasta, limite de acessos simultâneos e comentários. Permissões e limitações específicas podem ser editadas dentro das opções abaixo.

Ajustes finais

Caso tudo em sua rede esteja funcionando corretamente, a esta altura os demais computadores já podem localizar a pasta compartilhada. Caso as máquinas não localizem as pastas compartilhadas automaticamente, dirija-se ao Windows Explorer e abra a opção “Mapear Unidade de rede” (dentro de Ferramentas no XP). Clique então em procurar e localize o diretório dentro da rede.

Para compartilhar o acervo dos demais computadores, repita o compartilhamento nas pastas que abrigam suas músicas e em seguida mapeie as unidades em seu computador. Compartilhar um HD inteiro pode ser muito mais trabalhoso do que uma única pasta, recomenda-se utilizar apenas o diretório que contem as músicas.

Tudo pronto? Som na caixa!

Acesse as pastas normalmente e execute as faixas, podendo até incluí-las em suas playlists. Em qualquer um dos casos os arquivos somente estarão disponíveis enquanto os computadores estiverem ligados.

Hora de relaxar e aproveitar.

Nada de cabos, pendrives ou discos, agora suas músicas podem ser ouvidas em qualquer computador da sua rede. Gostou da dica? Qual dos métodos você adotou para compartilhar as músicas e vídeos em sua rede?

Cupons de desconto TecMundo: