YouTube: como criar um canal?

3 min de leitura
Imagem de: YouTube: como criar um canal?

Você já deve ter encontrado algumas páginas de cantores, bandas, canais de televisão e até mesmo blogs no YouTube. Isso tudo é possível graças ao sistema de criação de canais que o site disponibiliza para os seus usuários. Até poucos anos antes da chegada estrondosa do maior compartilhador de vídeos do momento, ninguém distribuía vídeos com tanta facilidade. Grande prova disso são as seleções de vídeos engraçados que o Baixaki tem feito com uma certa frequência.

Graças ao poder de difusão livre de informações que a internet colocou nas mãos dos seus usuários, hoje qualquer pessoa pode administrar um canal. É isso mesmo! Vamos supor que você seja um estudante de jornalismo que adora fazer suas reportagens em vídeo, mas não tinha como divulgá-las com eficácia. Com um canal no YouTube, tudo o que você precisa fazer é enviar o vídeo e espalhar endereço de acesso a eles pela sua universidade! O mesmo também vale para humoristas, jogadores de vídeo-game, enfim, qualquer pessoa!

Acesse o editor de canais para personalizar o seu!

Para começar, você deve possuir um cadastro no site. Caso ainda não tenha, clique em “Inscrever-se” e preencha os campos corretamente. Logo em seguida, você já pode começar a moldar o que vai ser o seu canal de vídeos. Passe o mouse sobre a seta ao lado do seu nome de usuário e clique na opção “Mais...” no último retângulo. Em alguns minutos você verá uma página para a configuração da sua conta. Clique no link “Editar canal” localizado na caixa azul, logo abaixo do título “Mais”, na terceira coluna.

Escolha qual será o tipo do seu canal! Informações valiosas sobre você podem ser divulgadas!

Você verá uma página com os seguintes dados; URL do canal; tipo de canal e a checkbox que pode ativar a busca através do seu endereço de email aos usuários que o tenham. Note o link “alterar tipo de canal” ao lado da opção – clique para que o menu dropdown apareça. Ali, você deve selecionar qual é o tipo de canal que mais combina com o estilo dos vídeos que você já posta ou pretende postar. Os tipos disponíveis são:
Divulgue a sua sétima arte para o mundo!
Diretor - “Informações do artista" personalizadas são exibidas no seu perfil. É uma ótima oportunidade para descrever o que você faz, quais são suas influências e outros pontos.  Ideal para cineastas independentes e até mesmo grandes estúdios.

Tire a sua banda da garagem!

Músico - Permite inserir seu logotipo na página, assim como as informações de gênero musical, datas de shows e outros recursos muito interessantes! Tire a sua banda da garagem!

Comediante - Também permite inserir o seu logotipo, suas informações de estilo, datas das apresentações e outros recursos. Chega de contar piadas na vizinhança!

Mostre seus stand ups e piadas para o mundo!

Guru - Coloque o seu logotipo, estilo e faça com que os seus conselhos sejam ouvidos pelo mundo inteiro!

Dê conselhos ao mundo!

Repórter - Faça com que o mundo conheça suas reportagens, especifique seu campo de atuação (esportes, política, economia, cultura etc), quais são suas fontes de notícias e muito mais!

Faça reportagens sobre aquilo que acontece na sua rua!


Depois de definir estes pontos, é hora de personalizar a página do seu canal. No menu ao lado esquerdo, clique em “Projeto do Canal”. Na página seguinte, clique em “Temas e cores” para ter acesso ao editor de visual do seu canal. Você verá alguns modelos já prontos, porém pode criar o seu próprio esquema de cores. Para isso, clique em “Novo tema” e personalize as opções de acordo com o que você achar mais conveniente. Quando terminar, clique em “Salvar alterações”.

Personalize seu canal!

Selecione o que você quer mostrar no seu canal!

Também é possível editar quais informações serão exibidas na sua página de canal. Clique em “Módulos” e marque as checkboxes de acordo com o que você pretende mostrar aos seus visitantes. Quando terminar, anote o endereço que aparece na barra do seu navegador assim que a página do seu canal aparecer. A linha deve ser semelhante a esta:

https://www.youtube.com/user/nomedeusuario

Muito bem, agora que você já sabe como criar seu canal e personalizá-lo, basta colocar as mãos à obra! Acesse o YouTube agora mesmo e não deixe de difundir suas informações se for um “repórter”, seus filmes, músicas, shows, conselhos e qualquer outro conteúdo que você deseje espalhar pelo mundo! Quais temas são mais interessantes na sua opinião? Sobre o que seria o seu canal de vídeos?

Fique ligado para mais dicas sobre o YouTube e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.