Sense-Roid: o robô sensorial para você abraçar a si próprio

1 min de leitura
Imagem de: Sense-Roid: o robô sensorial para você abraçar a si próprio

A sensação gostosa de abraço não precisa mais de um outro ser humano, já que um robô pode dar conta do recado. O Sense-Roid, criado pela Universidade de Eletrocomunicações do Japão, conta com um manequim com sensores táteis, capaz de ativar uma jaqueta com motores vibratórios e músculos artificiais com ar.

Durante o abraço, os sensores são ativados e reproduzem na jaqueta que você está usando a mesma sensação de um abraço. Caso você ainda queira um carinho nas costas, basta realizar o movimento no manequim, para que ele seja enviado para suas próprias costas pelos músculos de ar e pela vibração localizada da jaqueta.

Músculo de ar da jaquetaMúsculos de ar na jaqueta (Fonte da imagem: Reprodução/DigInfo)

De acordo com os pesquisadores, “quando o abraço é compartilhado com um estranho, as pessoas provavelmente não conseguem uma boa sensação. Caso se abrace uma pessoa querida, as pessoas tem uma sensação ótima de segurança e satisfação. Pensando nisso, nós imaginamos que tipo de sentimento as pessoas teriam caso pudessem abraçar a si mesmas, então fizemos isso”.

A primeira sensação das pessoas que usam o equipamento é estranheza, porém os pesquisadores afirmam que gradualmente elas se sentem mais seguras. O foco, portanto, é ser um processo de terapia, trazendo calma e segurança para os usuários.

O Sense-Roid já ganhou um prêmio na IVRC 2010 (feira de Realidade Virtual), porém, ainda pode melhorar. O próximo passo é atualizar a reprodução de sensações táteis, permitindo que o robô reproduza massagens do manequim direto para os ombros do usuário.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.