Hackers usam controle do Nintendinho para dirigir carro

1 min de leitura
Imagem de: Hackers usam controle do Nintendinho para dirigir carro

Sorte do dia: você vai dirigir um carro usando o controle do NES. Já pensou? Pois pensaram: os experts em segurança Charlie Miller e Chris Valasek conseguiram hackear o sistema computadorizado de um carro de modo que a direção do automóvel respondesse a comandos de um controle do Nintendinho. É o que podemos conferir no vídeo acima.

Claro que o experimento é um protótipo de protótipo – de brincadeira – e não permite que o motorista cante pneu ou seja muito ousado. Os hackers aparentemente utilizaram cabos para conectar o joystick às unidades de controle eletrônicas de um Ford Escape 2010 e um Toyota Prius. Esses dois automóveis foram as “cobaias” do experimento.

Mas parece que a brincadeira teve algum tom de seriedade: o teste foi bancado pela Darpa, instalação de pesquisas do Pentágono, na tentativa de aumentar a percepção sobre a importância de sistemas computadorizados modernos e inteligentes em automóveis. “Adoraríamos que todos começassem a ter uma discussão sobre isso e que as montadoras ouvissem e melhorassem a segurança de carros”, disse Miller, um dos hackers.

Tomara que não se empolguem tanto com a pistola Zapper Light Gun, também do NES. Que a paz de Duck Hunt seja eterna.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.