Conheça os consoles que mais fizeram sucesso em cada geração

1 min de leitura
Imagem de: Conheça os consoles que mais fizeram sucesso em cada geração

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/The Economist)

 A indústria de video games é monstruosa. Os números de vendas são tão exorbitantes que já ultrapassaram há mais de um ano o tão afamado mercado hollywodiano de filmes e de produções blockbusters em faturamento bruto. Mesmo que isso não tenha sido sempre assim, os consoles sempre foram amados pelas várias gerações de gamers.

Sempre mantendo o respeito aos computadores e aos recentes dispositivos móveis, são os consoles dedicados que dominam a indústria e os desenvolvedores. Sobre esse assunto, uma matéria publicada no site The Economist apresentou um gráfico mostrando quais foram as plataformas que mais venderam em cada uma das gerações de games.

Vale fazer aqui uma consideração muito importante, esclarecendo que o Wii U foi colocado como sendo da oitava geração. Como foi a própria pesquisa fez isso, então, não cabe a nós do Baixaki jogos afirmar ou refutar nada, mas apenas reproduzir ipsis literis o que foi publicado neste infográfico.

Dito isso, agora é só conferir os campeões de cada geração, sendo o console citado por primeiro, com a data de lançamento dentro dos parênteses. A quantidade de unidades indicada ao lado é referente à soma dos consoles que cada geração vendeu:

  • 1ª. Geração: 4,5 milhões de unidades. Campeão: Atari 2600 (1977).
  • 2ª. Geração: 40 milhões de unidades. Campeão: Intellivision (Mattel, 1978).
  •  3ª. Geração: 88 milhões de unidades. Campeão: Nintendo Entertainment System (NES, 1983).
  •  4ª. Geração: 90 milhões de unidades. Campeão: Super Nintendo (SNES, 1990).
  •  5ª. Geração: 148 milhões de unidades. Campeão: Sony PlayStation (1994).
  •  6ª. Geração: 212 milhões de unidades. Campeão: PlayStation 2 (2000).
  •  7ª. Geração: 254 milhões de unidades. Campeão: Wii (2006). 
  • 8ª. Geração: até agora os dados não foram divulgados pela Nintendo. Campeão Interino: Wii U (2012).

Como não podia ser diferente, o PlayStation 2 (o Highlander dos games) é o console que mais vendeu na história. Notem que a lista não inclui os modelos portáteis. Para saber mais sobre o assunto, vale a pena clicar aqui e ler o artigo que o Baixaki jogos fez sobre a real situação das empresas de games no panorama atual do mercado. Será que elas estão mesmo faturando tudo isso de grana? Não perca tempo e confira já!

Via Baixaki Jogos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.