Comparação Gráfica: Wii U vs PS3 vs Xbox 360 [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: Comparação Gráfica: Wii U vs PS3 vs Xbox 360 [vídeo]

Lançado no fim do ano passado como o primeiro console da oitava geração, o Wii U chegou com promessas de se igualar aos concorrentes oferecendo gráficos em alta definição. O aparelho da Nintendo trouxe um processador gráfico robusto e componentes que poderiam colocá-lo à frente do Xbox 360 e do PlayStation 3.

Desde sua chegada ao mercado, o Wii U recebeu uma série de jogos que já existiam para os demais consoles. Alguns títulos foram adaptados e outros apenas foram portados, o que gerou dúvidas sobre o potencial do novo produto da Big N. Independente de qualquer coisa, ficamos curiosos para saber se ele realmente tem potencial.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nintendo)

Assim, hoje, temos o prazer de anunciar a comparação gráfica entre o Wii U, o PS3 e o Xbox 360. Atendendo aos seus pedidos, vamos comparar o desempenho do console da Nintendo com os demais em oito jogos de gêneros variados. Se você também estava ansioso por esta batalha, sugerimos que faça suas apostas e fique de olho nos resultados.

Assassin`s Creed 3 - Wii U vs PS3 vs Xbox 360

No fim do ano passado, a Ubisoft lançou Assassin`s Creed 3 para PCs e consoles. Apesar de não ser o título mais primoroso em visuais, o game aproveita uma série de recursos e coloca os chips gráficos para trabalhar arduamente. Além disso, devemos notar que este é um dos jogos favoritos de uma legião de jogadores. É por isso que ele é o primeiro game da nossa batalha.

Sem enrolações, podemos dizer que, olhando para a TV de uma distância confortável, não é possível distinguir grandes mudanças entre as diferentes versões do jogo. Os três consoles produzem gráficos muito semelhantes e somente alguém com olho clínico poderia apontar alguma diferença.

Claro, nossa análise é mais crítica, por isso abusamos dos computadores para realizar uma comparação mais próxima. Ampliando as capturas em 400%, notamos que o Wii U acaba aplicando um efeito de embaçado em algumas regiões da imagem.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Essa mudança de visual ocorre nos CGs e durante o gameplay. Para reduzir defeitos nas bordas dos objetos, o Wii U aplica um efeito de Blur em muitas texturas. Isso não afeta em nada a jogatina, pois o efeito não é exagerado, mas, como estamos em uma comparação severa, devemos ressaltar que o Wii U ficou para trás nesta.

Além disso, vale notar que o Xbox 360 oferece mais nitidez do que o PlayStation 3. O console da Microsoft também tem o melhor balanço no uso de sombras e luz. Todavia, quem possui apenas um console e não vai jogar com zoom de 400% não deve notar tais probleminhas.

Batman: Arkham City - Wii U vs PS3

Batman: Arkham City chegou quase um ano mais tarde para o Wii U com algumas melhorias. A versão Armored Edition do console trouxe uma série de conteúdos adicionais, mas parece que os gráficos não sofreram grandes mudanças.

Assim como ocorreu com AC3, no jogo do Batman pudemos notar que o efeito de Blur se repete. Em nossa comparação ampliada, ficou mais do que claro que o console da Nintendo evita os serrilhados, mas também pudemos conferir que ele não oferece a mesma nitidez do concorrente.

O maior problema desta versão para Wii U, no entanto, é a falta de cuidado com alguns detalhes. O cabelo da Mulher-Gato, por exemplo, é totalmente composto por pixels. Normalmente, a personagem fica de costas para a tela, mas durante os vídeos é triste ver uma moça tão bonita com sua aparência arruinada por um pequeno incoveniente.

Apesar de alguns problemas aparentes, no geral o Wii U reproduz gráficos tão bonitos quanto os do PlayStation 3. A pequena aplicação de Blur nas texturas não é tão aparente quando olhamos a imagem de longe, da mesma forma que os serrilhados não são visíveis no PS3.

Call of Duty: Black Ops 2 - Wii U vs PS3 vs Xbox 360

Depois de alguns probleminhas, estávamos desacreditando um pouco o potencial do Wii U, mas, quando colocamos o console para guerrear, ele mostrou seu verdadeiro poder. Em Call of Duty: Black Ops 2, o console mostra texturas absurdamente melhores. Até parece que estamos tratando de um jogo para PC ou de uma versão refeita.

Em nossa comparação, o Xbox 360 pode ser classificado como o segundo melhor. Os gráficos da geração antiga do chip da ATI (presente no video game da Microsoft) exibem bons resultados. A nitidez é notável, mas dificilmente o console alcança a qualidade do Wii U. Vale notar que estamos tratando apenas dos visuais, não considerado a performance na renderização dos frames.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O PlayStation 3 infelizmente não cumpre a missão com glórias. Os gráficos do console são bem mais fracos, ficando visível que muitas texturas são borradas e que há a presença de serrilhados nas bordas dos objetos.

Apesar de existirem diferenças entre os três, quem joga o game em qualquer uma das plataformas e não fica comparando os resultados lado a lado não vai ficar decepcionado com a qualidade do jogo. As diferenças de um console para outro não são tão gritantes. De qualquer forma, aqui o Wii U mostra seu poderio!

Darksiders 2 - Wii U vs PS3

Darksiders 2 é um game que basicamente depende de sombras e luzes para criar os ambientes tenebrosos por onde o protagonista vai se aventurar. Comparando as versões do game para Wii U e para PlayStation 3, pudemos perceber que o console da Nintendo perde ao usar as sombras e acaba por não oferecer objetos tão volumétricos.

O personagem principal e os cenários até que são parecidos, mas percebemos que os games possuem uma série de diferenças. O primeiro chefe, por exemplo, tem alguns elementos que possibilitam a distinção no primeiro olhar.

Alguns castelos (e construções), itens de ambientes e armas também apresentam leves modificações, o que acaba impossibilitando a comparação direta entre os games. De qualquer forma, os gráficos são muito semelhantes e dificilmente você vai reparar algum problema gráfico.

Mass Effect 3 - Wii U vs PS3 vs Xbox 360

Depois de oito meses, Mass Effect 3 chegou à plataforma da Nintendo. O game passou por um tratamento especial, justamente para poder aproveitar os recursos do Wii U. Infelizmente, parece que o trabalho com o título não foi tão cuidadoso. Os gráficos não são mais bonitos e em alguns casos dá uma tristeza pensar que este é um console de oitava geração.

Ampliando nossas imagens capturadas, podemos ver claramente que o console cria cenas opacas, numa tentativa de disfarçar possíveis problemas. O uso de fumaça e elementos de iluminação para disfarçar erros também é comum. Os serrilhados praticamente somem, mas os objetos perdem muitas características que serviam para um reconhecimento visual rápido.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Os concorrentes alcançam resultados parecidos, oferecendo nitidez e pecando pelo mau acabamento nas bordas. O console da Sony parece que capricha mais na luminosidade, mas isso não faz tanta diferença na prática.

Até o momento, podemos dizer que este foi o jogo mais feio no Wii U. Talvez seria bom se a desenvolvedora disponibilizasse um patch de correção. Apesar dos defeitos, devemos salientar que a culpa não é exatamente do console, pois ele pode sim reproduzir gráficos bem melhores do que esses que vimos.

Need for Speed Most Wanted - Wii U vs PS3

Infelizmente, o famoso jogo de corrida da EA não pôde fazer parte de nossa comparação em vídeo. Chegamos a gravar quase uma hora de vídeo com cenas semelhantes, mas o game possui um recurso de simulação climática, o que acabou impedindo a reprodução de gráficos idênticos.

De qualquer forma, pudemos conferir os visuais lado a lado. Testando a versão de PS3 e Wii U, ficou claro que os dois possuem capacidades para trabalhar com cenas muito parecidas. Reparamos que novamente o Wii U faz questão de caprichar nas bordas e que o sistema da Sony entrega resultados mais nítidos.

Sonic & All Stars Racing Transformed - Wii U vs Xbox 360

O penúltimo jogo de nossa comparação é Sonic & All Stars Racing Transformed. Como em outros casos, o jogo do ouriço tem gráficos quase idênticos nas duas plataformas, mas as diferenças são notáveis quando vemos os visuais de perto.

As diferenças básicas estão no uso de sombras e na aplicação das texturas. Desta vez, o console da Nintendo leva a melhor. A versão do Wii U mostra menos defeitos e apresenta algumas melhorias. São notáveis as sombras nos veículos e a regulagem delas nos elementos de cenário.

As texturas usadas nas pistas, nas árvores e em outros objetos são mais trabalhadas no console da Nintendo. O Xbox 360 apresenta alguns problemas nos gradientes aplicados nos elementos que compõem os cenários. Entretanto, no geral, como este é um jogo muito rápido, é difícil perceber defeitos ao levar a jogatina a sério.

Tekken Tag Tournament 2 - Wii U vs Xbox 360

Avaliando os mais diversos cenários deste jogão de luta, fica claro que novamente o console da Nintendo ganha ao disfarçar erros com um efeito de Blur, mas peca ao eliminar a nitidez.

Em alguns casos, esse efeito de borrado realmente ajuda, mas em outros ele acaba atrapalhando. As roupas, que deveriam apresentar texturas, acabam ficando embaçadas, algo que estraga um pouco a qualidade do game. Por outro lado, é preciso considerar que este filtro do Wii U esconde defeitos de cenário e de sombra.

Talvez, no caso de Tekken Tag Tournament 2, vale declarar um empate, pois cada versão apresenta defeitos distintos.

Moral da história...

Primeiro, queremos deixar claro que esta comparação não quer dizer grande coisa, pois os games de Wii U foram basicamente adaptados e não aproveitam toda a arquitetura do sistema. Talvez, com games desenvolvidos do zero focando o console, os resultados fossem bem diferentes.

Além disso, salvo raras exceções como em Call of Duty: Black Ops 2 (situação em que o Wii U levou a melhor) e Mass Effect 3 (em que o console da Nintendo acabou fazendo feio), o primeiro video game de oitava geração faz bonito e não deixa a desejar aos atuais concorrentes.

Basicamente, nossa equipe presenciou três consoles produzindo gráficos muito parecidos. Se você não vai jogar com dois ou três consoles ligados ao mesmo tempo, pode saber que sua experiência com os games será quase idêntica independente do video game escolhido.

Durante toda a nossa análise, ficou claro que, ao jogar em uma TV comum, aproveitando os jogos de uma distância confortável, é muito difícil ver problemas visuais gráficos no Wii U.

Por fim, vale ressaltar que as diferenças gráficas existem, mas elas são mínimas e irrelevantes para quem busca apenas aproveitar bons games...

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.