Como jogar games clássicos no PC

2 min de leitura
Imagem de: Como jogar games clássicos no PC

Na época em que os fliperamas eram soberanos, você precisava inserir moedas para começar a diversão. Já hoje, só é necessário apertar start e se acomodar no sofá curtindo games com gráficos e jogabilidade incríveis. No entanto, existe um pessoal que sente falta do visual e da criatividade dos games que faziam sucesso nos anos 1970 e 1980.

Para esses saudosistas, nós preparamos um tutorial que vai ajudar os jogadores a relembrar os velhos tempos. Sendo assim, se você gostou da ideia e quer jogar as versões “originais” dos games clássicos, confira as nossas dicas.

Pré-requisitos

MameUI64 (para sistemas operacionais 64-bits)

Mame32 (para sistemas operacionais 32-bits)

Nota: é preciso ter o DirectX atualizado em sua máquina

É importante lembrar que a maioria das ROMs de games disponíveis é preparada para funcionar na versão 64-bits do Mame. Dessa forma, muitos jogos podem não ser compatíveis com sistemas 32-bits.

Passo 1

Depois de baixar o emulador Mame, extraia a pasta onde você preferir. O aplicativo não precisa de instalação e é possível levá-lo para onde você quiser em um pendrive. Agora, fique atento para dois itens na pasta extraída: o arquivo “MameUI64.exe” ou “Mame32.exe” e a subpasta “roms”.

O primeiro é o aplicativo de fato: execute-o com um duplo clique e confira a interface com a qual você vai lidar. O segundo é a pasta onde vamos inserir os games.

Logo que você abre o programa, um leque imenso de games é exibido. No entanto, nenhum deles está disponível para jogar no momento. Essa lista é apenas de um banco de dados sobre os games suportados pela ferramenta. Para realmente jogar alguns desses títulos, você deverá baixar as ROMs dos itens de seu interesse.

Passo 2

Depois de verificar se o seu emulador está funcionando, é chegada a hora de colocar alguns games para funcionar. Para fazer testes, você pode baixar algumas ROMs neste site. Só é possível encontrar títulos que foram liberados para uso doméstico, não podendo então serem comercializados.

Com o seu game baixado, extraia os arquivos na pasta “rom” que mencionamos anteriormente. Certifique-se de que o conteúdo não fique “solto” e mantenha os itens de cada título em uma subpasta com o nome do jogo.

Faça isso com quantos games quiser. Além do site que indicamos para o download de ROMs, você também pode conseguir inúmeros títulos pesquisando através das informações do banco de dados do MameUI.

Passo 3

Com as ROMs devidamente extraídas e organizadas em pastas dentro do diretório “rom”, acesse a janela do Mame e pressione F5 para atualizar os dados do aplicativo. Você também pode realizar este processo através do menu “View” e depois escolhendo “Refresh”.

Espere alguns instantes até que o carregamento seja concluído e acesse a guia “Available”. Com isso, uma lista com os games que você adicionou será exibida. Desse modo, para começar a jogatina, clique no item desejado com o botão direito do mouse e selecione “Play (nome do game)”.

Passo 4

Com tudo pronto, só falta aprender como controlar os jogos através do teclado. Confira a lista de comandos para o Mame:

  • 5 – Inserir moeda (Insert Coin);
  • 1 – Começar o jogo;
  • Setas direcionais – Movimentação;
  • Ctrl – Botão de ação 1;
  • Alt – Botão de ação 2;
  • Barra de espaço – Botão de ação 3;
  • Mouse – Controle analógico;
  • P – Pausar;
  • Esc – Sair do jogo;
  • F2 – Modo serviço;
  • Tab – Opções do aplicativo.

Depois de todo esse processo, você já poderá executar qualquer game compatível com o Mame.

Caso ainda queira baixar outros games para emular no seu Mame, você pode pesquisar qualquer título no ROM World. No entanto, não nos responsabilizamos por qualquer arquivo mal-intencionado que esteja disponível no site.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.