Controlando seu computador com o WiiMote (Wii Remote)

3 min de leitura
Imagem de: Controlando seu computador com o WiiMote (Wii Remote)

O console da Nintendo, o Wii, trouxe toda uma nova sensação ao mundo dos games com controles que detectam os movimentos do jogador e os relacionam com ações a serem tomadas pelos personagens no jogo. Agora, você já pensou em como poderia ser interessante utilizar estes controles para ativar funções no Windows?

Isto é possível e mais fácil do que parece, uma vez que o WiiMote (Wii Remote) possui dispositivo Bluetooth. Para utilizar seu WiiMote como controle do computador, vai ser necessário instalar alguns programas e seguir os passos conforme descritos abaixo.

Programas Necessários

Para que o computador reconheça o controle WiiMote, é necessário que ele possua um dispositivo Bluetooth ou um adaptador devidamente conectado na porta USB. Em seguida, você vai precisar instalar o gerenciador Bluetooth BlueSoleil. Reinicie o computador para que o programa possa ser ativado corretamente (uma opção para reinicializar o computador é exibida ao final da instalação do programa).

O BlueSoleil é um gerenciador de dispositivos Bluetooth que funciona muito bem para integrar tais equipamentos. Você pode tentar utilizar o próprio gerenciador de Bluetooth do Windows (que já está presente em computadores que possuem Bluetooth) antes de instalar o BlueSoleil, mas talvez ele não consiga identificar o WiiMote.

Outro programa será necessário para configurar os comandos do WiiMote, o WiinRemote. Este programa dispensa instalação, você já pode deixá-lo armazenado a partir de uma pasta de fácil acesso para sua execução.

Procedimentos

Em seguida, ative o dispositivo Bluetooth do computador (caso esteja desativado). Acesse o diretório configurado para a exibição dos dispositivos de Bluetooth (após a instalação do programa, normalmente ele será exibido na área de trabalho do computador, com o ícone “Bluetooth”).

Então, dê um duplo clique na opção “Procurar Dispositivos” e, ao mesmo tempo, aperte o botão 1 e 2 do controle WiiMote (as quatro luzes do controle permanecerão piscando).

Procurar o dispositivo

Nesta janela, será exibido um novo ícone com o desenho de um “joystick” (controle). Clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção “Ligar” e, ao mesmo tempo, aperte o botão 1 e 2 do controle WiiMote.

Ligando o controle

No momento em que o controle estiver corretamente ligado e ativo, o ícone aparecerá com os detalhes em verde e com o nome do dispositivo, como mostrado abaixo:

Conexão estabelecida

No WiinRemote, acesse “Options” e “Preferences”. Nesta janela, na opção “General” e “Cursor” selecione a opção IR Sensor e clique em “Apply”.

Selecionando a opção IR Sensor

Neste momento você já pode observar a captação dos movimentos do WiiMote na tela de monitoramento do programa.

WiiMote já com os movimentos reconhecidos no computador

No WiiMote, o botão “A” equivale ao botão esquerdo do mouse e o “-” ao direito. Para navegar nos menus, utilize as setas direcionais. Operações simples como abrir o menu de contexto e selecionar telas já podem ser feitas a partir disto.

Para poder ativar o ponteiro do cursor na tela e movimentá-lo como se fosse o mouse, é necessário ligar o Wii. Aponte o controle WiiMote para a barra de sensor de movimento e verifique no computador se o programa detecta corretamente o movimento. Depois, abra o programa Wiin Remote, acesse “Options” e “Cursor On/Off” para habilitar o uso do WiiMote no lugar do mouse.

Controlando menus no Windows com o WiiMote.

Para desativar o WiiMote no Windows, abra a janela de dispositivos Bluetooth, clique com o botão direito do mouse no ícone do controle e  selecione “Desligar”.

Legal!!! Mas e o funcionamento?

Esta pode ser realmente uma ótima ideia para quem utiliza o computador para assistir a vídeos, filmes, ouvir música, etc. e não possui um controle remoto ou teclado e mouse sem fio. Adquirir a sintonia de movimentação do controle e abertura/fechamento de janelas pode levar um pouquinho de tempo e no começo essa experiência pode parecer até mais difícil do que realmente é.

Um fato meio inconveniente é que você precisa estar com o Wii ligado se quiser realmente simular um mouse porque o controle necessita da barra de captação de movimento para poder movimentar o ponteiro do cursor na tela. Você já tentou isto antes? Conte-nos como foi sua experiência!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.