Steam Box: Valve pode apresentar novo "console" na GDC 2012

1 min de leitura
Imagem de: Steam Box: Valve pode apresentar novo "console" na GDC 2012

Alguns rumores começaram a circular nas últimas horas, graças a uma declaração que a Valve deu ao site Penny Arcade: "Se nós tivermos que vender hardware, certamente o faremos". Agora, novas informações de pessoas ligadas à empresa responsável pelo Steam dão dicas de que uma nova plataforma pode estar sendo desenvolvido para concorrer com Xbox 360 e PlayStation 3.

Segundo informações do site The Verge, até mesmo o hardware do protótipo do Steam Box já estaria quase definido para ser apresentado na GDC 2012. O console seria equipado com processador Intel Core i7, 8 GB de memória RAM DDR3 e chips de processamento gráfico da NVIDIA, sendo todos equipamentos high-end para os usuários mais exigentes.

Um dos maiores pontos positivos é a desenvolvedora do projeto. A Valve possui conhecimentos muito profundos em hardware de computadores, por isso sabe exatamente quais são os melhores equipamentos para os jogos mais pesados. Isso garantiria o sucesso na adequação do sistema. Mesmo que o projeto venha a ser uma plataforma aberta (em que várias desenvolvedoras podem trabalhar, assim como o Android), especula-se que a Valve vá ter controle sobre o hardware utilizado.

Outra vantagem é relacionada à distribuição dos games. Como o Steam é baseado em distribuição digital, todos os games poderiam ser entregues na data de lançamento, sem precisar esperar por importações e distribuição nas lojas. Isso sem falar nas centenas de títulos que já existem para a plataforma. Para os gamers de PC que estão pensando em questões de hardware, o Steam Box deve funcionar da mesma maneira que um computador, que pode ter os componentes atualizados (upgrades).

Em 2011, a Valve registrou uma patente de um novo controlador de games. Caso o Steam Box seja realmente confirmado, é muito provável que este seja o controle. Há ainda relatos de que o sistema vai trazer mecanismos biométricos para várias funções (o que pode incluir sistemas de feedback tátil). Outra novidade esperada é relacionada ao conteúdo de vídeo. O Steam Box deve ser também uma central de mídia, concorrendo diretamente com dispositivos especializados, como a Apple TV.

No começo da semana que vem, de 5 a 9 de março, a Valve estará na Game Developers Conference que acontece em São Francisco (Califórnia). Teremos de esperar até lá para uma possível confirmação (ou uma decepcionante negação) do Steam Box.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.