O que é Shoulder View?

2 min de leitura
Imagem de: O que é Shoulder View?

Um dos estilos mais interessantes no mundo dos games refere-se aos jogos de ação. Estar na pele de um protagonista em diversas situações diferentes e enredos muitas vezes cinematográficos são aspectos que normalmente acompanhamos no gênero.

Entre as diferenças mais evidentes na maneira de jogar está a posição da câmera durante o jogo. Nos games em terceira pessoa, ela fica geralmente atrás do personagem, e pode se movimentar livremente de acordo com as direções ou ações que ele toma durante as fases.

Nos em primeira pessoa, como os FPS, a câmera é na realidade o próprio olhar do protagonista da trama, colocando o player em uma ambientação mais realista se levado em conta as emoções causadas com tal visão, em especial com os avanços na parte gráfica dos últimos títulos.

Uma nova tendência de câmera em jogos de ação

Alguns dos últimos grandes lançamentos de jogos tem feito uso de uma nova perspectiva de câmera dentro dos cenários. Este novo tipo de visão está sendo chamado de shoulder view, o que traduzido para o português significa visão do ombro.

Na prática é exatamente isso que acontece. A câmera fica sempre sobre um dos ombros do personagem, permitindo que o gamer visualize as cenas sempre deste foco. Os amantes de FPS não sentirão dificuldades em lidar com este tipo de situação, visto que nos jogos em que é necessário mirar, o alvo fica sempre fixo no centro da tela, exatamente igual ao estilo em primeira pessoa.

Vantagens e desvantagens

Sem dúvida a principal vantagem do modo de visão sobre o ombro está no campo visual que ele permite. Com a câmera um pouco mais afastada do personagem, você consegue perceber melhor elementos ao redor dele, em especial quando algum inimigo tenta lhe surpreender pelas costas.

Em situações de fuga ou com diversos adversários na tela isso se torna uma vantagem, permitindo que você tenha mais amplitude de visão e possa traçar percursos com mais facilidade em ambientes muito apertados e muitas vezes difíceis de encontrar uma saída.

Por outro lado, infelizmente os gamers mais aficionados pela visão em primeira pessoa podem sentir um pouco menos emoção ao jogar em outras câmeras, mesmo o shoulder view sendo até então o modo de câmera mais semelhante a ele.

É inegável que adentrar em corredores sombrios e se deparar com monstros, inimigos ou situações de perigo no modo em primeira pessoa é algo bem mais emocionante e até mesmo divertido. A mira também é mais precisa ao visualizar a arma do ponto de vista do próprio personagem, facilitando os famosos head shots e jogadas mais habilidosas.

Experimente!

Os principais games que adotaram o modo de visão sobre o ombro do protagonista na atualidade por coincidência são algumas das melhores produções entre os últimos lançamentos. Dead Space é um dos jogos de computador mais bem cotados do ano de 2008, sendo uma verdadeira obra prima na mistura de ação e terror em um game.

Outros jogos interessantes no mesmo estilo de visão são Gears of War, um dos maiores sucessos de vendas para computador e Xbox, além de Mass Effect, um ótimo game de ação com elementos do RPG inclusos em sua fórmula. A tendência de visão através do ombro do protagonista parece ter chegado para ficar, e ao menos por enquanto é sinal de grandes títulos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.