Simulador pode recriar sensação de ser esfaqueado

1 min de leitura
Imagem de: Simulador pode recriar sensação de ser esfaqueado

Engenheiros da Universidade de Eletrocomunicação do Japão demonstraram um dispositivo vibratório que pode simular sensações táteis diretamente no corpo do usuário. Batizado de “Phantom Sensation”, o protótipo usa dois vibradores presos ao corpo para transmitir a sensação de um objeto passando através da pele.

O dispositivo funciona através de pulsos controlados com muita precisão. Enquanto o objeto virtual está “entrando” na sua mão, o vibrador superior começa a mover de forma crescente, enquanto que o de baixo faz o oposto, à medida que o objeto sai do outro lado. Para transmitir a sensação de maneira real, tudo precisa ocorrer em poucos segundos.

O processo é semelhante ao que acontece com a ilusão de som espacial que os fones de ouvido são capazes de transmitir. O receptor infravermelho de um controle de Nintendo Wii é usado para detectar a posição da sua mão, possibilitando que a transmissão da sensação ocorra apenas quando ela estiver na trajetória da “facada virtual”.

No vídeo, os pesquisadores contam que o “Phantom Sensation” poderia ser utilizado nos games para transmitir sensações pelo corpo todo, fazendo você sentir exatamente em que lugar que você foi atingido por um tiro ou golpeado por uma espada.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.