10 "playlists" de video games para embalar a sua jogatina

3 min de leitura
Imagem de: 10 "playlists" de video games para embalar a sua jogatina

Você já deve ter percebido como o cinema utiliza a trilha sonora para intensificar determinados momentos da trama, imprimindo emoções através de sons e melodias específicas. Nos video games não é diferente e a música dita o ritmo da ação, deixando aquelas batalhas contra chefes muito ainda mais épicos; ou aquele momento romântico ainda mais tenro.

Ciente do poder “empático” da música, os desenvolvedores apostam cada vez mais em trilhas sonoras compostas especificamente para os seus títulos. Assim, os video games começaram a trazer verdadeiras orquestras para dentro dos consoles, que sob a batuta fiel de grandes regentes entregam trilhas cada vez mais elaboradas e envolventes.

Atualmente, as músicas compostas para jogos já alcançaram tal nível de produção que já integram a lista de premiações do Grammy — prestigiosa láurea da indústria musical internacional. Por sinal, a faixa "Baba Yetu" — composta por Christopher Tin para o jogo Civilizations IV — foi a primeiro música de video game a vencer um Grammy.

Com tanta inspiração musical, o Baixaki Jogos resolveu preparar uma breve seleção de hits, trazendo algumas das melhores trilhas sonoras compostas para os video games.

God of War

O clima épico da franquia é enaltecido por uma trilha orquestrada composta por Gerard Marino — o mesmo por trás das músicas de Medal of Honor: Rising Sun. A ação desenfreada de God of War é embalada por faixas de tons enérgicos que empolgam qualquer deus da guerra.

Super Mario

O que dizer sobre a trilha sonora de Super Mario, ou de qualquer outro título clássico da Nintendo? Assinada pelo genial Koji Kondo, as músicas de Super Mario já estão gravadas na mente dos jogadores.

The Legend of Zelda

Outra obra prima de Koji Kondo, a trilha sonora de Legend of Zelda é capaz de comover até mesmo a Ganondorf. Como se esquecer da música tema da franquia, ou das faixas compostas para a “ocarina” de Ocarina of Time.

SimCity

O gênero simulador administrativo pode até não envolver muita ação, mas justamente por conta dessa característica necessita de uma trilha inspirada — que não se torne repetitiva ou irritante. Com raízes profundamente enterradas na batida do jazz, as faixas de SimCity — criadas por Michael Land — conseguem manter o jogador na frente do computador por horas a fio.

Silent Hill

Um dos jogos mais assustadores de todos os tempos tem muito a agradecer à sua trilha sonora. O clima perturbador que acompanha toda a série é reforçado pelos tons fúnebres da música composta por Akira Yamaoka. Utilizando pianos, órgãos e até ruídos e vozes guturais, as faixas de Silent Hill alimentam a imaginação dos jogadores, evocando sensações perturbadoras.

Final Fantasy

Nobuo Uematsu é o responsável pela maioria das trilhas de Final Fantasy e não é a toa que ele é reconhecido como um dos maiores compositores do mundo dos video games.

Mass Effect

A aventura espacial da BioWare ganha um clima ainda mais futurista com as faixas de Jack Wall e Sam Hulick. Com tons reminiscentes da obra de Vangelis — como a trilha de Blade Runner — as música de Mass Effect são dignas de cinema.

Red Dead Redemption

Seguindo a tradição de Ennio Morricone e dos grandes faroestes do cinema, a trilha sonora de Red Dead Redemption — composta por Bill Elm e Woody Jackson — é dinâmica e muito bem adaptada. Por sinal, a Red Dead Redemption foi outro jogo a concorrer ao Grammy, comprovando a qualidade da produção.

Halo

Composta por Marty ODonnell, a trilha orquestrada enaltece a saga de Master Chief. O tom épico retumba em todas as faixas e adiciona ainda mais emoção a luta dos humanos contra o Covenant.

Video Games Live

Para fechar essa breve seleção musical, resolvemos colocar um aperitivo da Video Games Live, a orquestra dos jogos. Para quem não sabe, a Video Games Live é série de concertos criada e produzida por Tommy Tallarico e Jack Wall que apresenta faixas de jogos consagrados em versões orquestradas.

Por sinal, o Baixaki Jogos já cobriu uma das apresentações da Video Games Live, em uma das passagens da orquestra pelo Brasil.

Muita coisa ficou de fora, mas na verdade essa é a deixa para que você sugira a sua trilha favorita. Crie uma playlist e compartilho com os outros leitores do Baixaki Jogos. Deixe o seu comentário e vamos relembrar algumas músicas que marcaram a história dos video games.

Via Baixaki Jogos

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.