Capturou: The Pokémon Company processa fã por uso indevido de imagem

1 min de leitura
Imagem de: Capturou: The Pokémon Company processa fã por uso indevido de imagem
Avatar do autor

Parece que o Pikachu não é assim tão bonzinho quanto pensávamos. Não é a primeira vez que a The Pokémon Company, um dos braços da Nintendo, entra com uma ação na justiça contra alguém que usou indevidamente a imagem de um de seus monstrinhos. Contudo, dessa vez a empresa resolveu pegar pesado.

O caso é o seguinte: Ramar Larkin Jones é um grande fã dos monstrinhos de bolso — ou pelo menos era depois dessa — e possui uma coffe shop na cidade de Seattle. Nos últimos cinco anos, o rapaz organizava em seu estabelecimento a "Unofficial Pokémon PAX Kickoff Party", um pequeno evento que tinha como tema Pikachu e sua turma, músicas e um torneio de Super Smash Bros.

Para participar da festa, as pessoas pagavam uma entrada de U$ 2 (R$ 7,87, na cotação atual). Segundo Jones, a quantia servia só para pagar o DJ e alguns enfeites para o local. O problema surgiu quando o rapaz resolveu fazer alguns pôsteres com desenhos do rato elétrico mais famoso do mundo.

Ao ficar sabendo que seus direitos estavam sendo seriamente abusados, a The Pokémon Company acionou a justiça de Washington (estado ao qual pertence a cidade de Seattle) e num piscar de olhos informou a Jones que ele estava infringindo uma lei de proteção autoral. O moço resolveu cancelar o evento para que não houvesse medidas mais drásticas contra sua pessoa. Contudo, como já diria a Equipe Rocket, ele deveria se preparar para a encrenca.

Isso porque já era tarde demais, a justiça do estado americano condenou Jones a pagar à companhia o equivalente a U$ 4 mil (mais de R$ 15 mil) por danos de imagem. Em entrevista ao site Motherboard, ele disse que não tem a grana para quitar a dívida e pediu o prazo de um ano para juntar o dinheiro. Entretanto, o pedido foi negado e agora o rapaz tem 45 dias para resolver o problema.

Você acha que a The Pokemon Company está certa em defender seus direitos de imagem de forma dura ou ela exagera na dose? Comente no Fórum do Baixaki Jogos

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Capturou: The Pokémon Company processa fã por uso indevido de imagem