Achou a anterior fácil? Ok! Super Mario Maker ganha nova fase ‘impossível’

3 min de leitura
Imagem de: Achou a anterior fácil? Ok! Super Mario Maker ganha nova fase ‘impossível’
Imagem: GAW

Desde que Super Mario Maker chegou ao Wii U, criadores veteranos e novatos têm quebrado a cabeça para fazer alguns dos trajetos mais difíceis da história do encanador bigodudo e de sua turma. Alguns, porém, se destacam na tarefa de fazer os jogadores arrancarem os cabelos na hora de completar esses mapas customizados. Alex “PangaeaPanga” é um dos nomes mais conhecidos dessa cena e para provar sua genialidade diabólica como designer de níveis criou o Pit of Panga: P-Break, uma fase quase impossível de ser vencida.

O cenário, que é chamado por seu criador de “o mapa mais difícil de Super Mario Maker de todos os tempos”, está à disposição de donos do console da Nintendo que sejam corajosos – ou masoquistas – o suficiente para testar suas habilidades no percurso insano. Milhares de jogadores já fizeram saltos malucos, se aproveitaram da boa-fé de Yoshi e usaram cascos de Koopas dos modos mais criativos, mas, mesmo assim, não conseguiram chegar ao final desse pesadelo em forma de jogo.

Em geral, essas fases dificílimas são fruto de jogadores sem o conhecimento básico do design de mapas, que acabam deixando fendas muitos grandes entre saltos ou inserindo outros tipos de falhas que tornam a brincadeira literalmente impossível de ser completada. Esse não é o caso de PangaeaPanga, que faz níveis com a franquia número um da Big N antes mesmo do lançamento da ferramenta oficial de edição – utilizando os famosos hacks. Pit of Panga: P-Break só é torturante porque o desenvolvedor se esforçou para isso.

Depois de levar cinco horas para montar cada desafio do mapa, o rapaz levou quase nove horas em sua stream para debulhar o trajeto uma única vez – como é possível conferir no vídeo acima. Se a própria pessoas que criou elaborou cada salto ou corrida no game levou esse tanto de tempo para vencer, dá para imaginar que talvez Pit of Panga não seja conquistado por meros mortais tão cedo, não é? A coisa ainda fica mais complicada quando você que o internauta vem construindo e detonando fases de Mario há anos a fio.

Diversão dolorida

Em entrevista ao site norte-americano Kotaku, o designer amador disse que nunca achou graça em fazer percursos fáceis, preferindo criar rotas complicadas que obrigam o jogador a pensar de um jeito específico para concluir a brincadeira. Apesar de achar que os desafios propostos por ele separam bem o público casual dos mais experientes, PangaeaPanga acredita que é preciso equilibrar diversão e dificuldade. “Meu objetivo geral é fazer mapas que apenas poucas pessoas possam vencer, mas qualquer um possa tentar a sorte”, explica.

Para isso, ele passa horas e mais horas testando cada trecho de suas criações e fazendo ajustes conforme o necessário. O melhor? Ele geralmente faz todo esse processo em transmissões ao vivo em seu canal no Twitch, permitindo que qualquer um possa conferir que o rapaz realmente rala bastante e se dedica para polir seus níveis. “Esse pulo é muito difícil? Deixo ele mais curto. Aquele inimigo está deixando as coisas irritantes demais? Removo ele”, explica o gamer.

Pronto para sofrer?

Sua entrada na cena de Super Mario Maker, porém, não foi tão tranquila, já que PangaeaPanga teve seu canal no YouTube removido pela Nintendo tempos antes do lançamento do título, algo que muita gente acredita ter sido uma manobra da Big N para forçar a galera que usava ferramentas não oficiais a migrar para o jogo. O rapaz afirma que, apesar de não ser tão completo, o utilitário da empresa japonesa é fácil de usar e permite uma melhor interação com a comunidade.

Ele diz que tem sido legal o modo como as pessoas acompanham sua criação de fases e sessões de jogatina e que, através desse contato, tem inspirado outros jogadores a criarem seus próprios trajetos com alta dificuldade – além de convencer uma boa parte de seus seguidores a comprarem o game. A ideia é que PangaeaPanga continue a brincar com o editor de fases, mas ele revela que só fará um mapa mais difícil quando alguém debulhar seu Pit of Panga: P-Break. Você pode tentar sua sorte acessando o ID: 6059-0000-005E-4FB5.

Não deixei de contar se tiver chegado perto de completar o percurso ou se resolver desenvolver seu próprio cenário do mal, ok? Super Mario Maker foi lançado no dia 11 de setembro e é exclusivo para o Wii U.

Nova fase mais difícil de Super Mario Maker é simplesmente insana! Comente sobre essa tortura gamer no Fórum do Baixaki Jogos!

Via Baixaki Jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.