Vertex shading é uma técnica de processamento gráfico com ênfase no desenvolvimento das vértices de um determinado modelo tridimensional. As atribuições relativas ao funcionamento de tais vértices podem ser feitas de diversas maneiras diferentes, classificando-as de acordo com fatores como posicionamento espacial, iluminação, cor, textura ou outras propriedades do objeto no qual se enquadram.

A boa representação de vértices é essencial para se atingir uma qualidade visual cada vez mais realista e agradável, e os vertex shaders eram uma técnica viável para se alcançar este objetivo, mas havia um problema: o poder de processamento gráfico necessário para se alcançar uma qualidade satisfatória era extremamente alto. Este requerimento restringia a tecnologia a empresas de desenvolvimento especializadas, com vários computadores interligados para lentamente produzir um único quadro de imagem.

Com o advento da linha de placas de vídeo NVIDIA GeForce3, foi possível que esta tecnologia fosse incorporada aos processadores gráficos de computadores pessoais, de modo que vertex shaders poderiam ser produzidos em 1/60 de segundo, tornando viável o uso da técnica em jogos, que têm como requerimento o processamento gráfico simultâneo, veloz e em tempo real de vários modelos complexos, em cenas com diversos efeitos realistas.

A técnica deu uma liberdade sem precedentes para os desenvolvedores de games, que puderam começar a aplicar todas as características que desejavam em seus produtos, desde expressões faciais convincentes até movimentação realista e detalhada de personagens e objetos. Pode ser visto abaixo um exemplo da tecnologia de vertex shading aplicada à superfície de um fluido, no qual um modelo está inserido, produzindo ondulações:

Esta é uma tecnologia muito interessante, pois possibilita a aplicação em tempo real de uma técnica gráfica que melhora enormemente a qualidade visual de objetos tridimensionais em sua forma final, apresentável para o público em geral. O fato de agora ser plausível utilizar esta tecnologia em tempo real, em computadores domésticos, traz uma nova gama de possibilidades para produção de games e aplicativos cada vez mais realistas e impressionantes.

Cupons de desconto TecMundo: