A última quarta-feira (9) marcou oficialmente os 16 anos desde o lançamento norte-americano do Dreamcast, que chegou ao Ocidente no dia 9 de setembro do distante ano de 1999. Embora tenha sido elogiado na época e seja a casa de muitos clássicos, o console ficou marcado por ser a última empreitada da SEGA no universo dos hardwares — muito disso devido a decisões duvidosas que a empresa vinha acumulando há alguns anos.

Infelizmente, é um tanto difícil conseguir uma cópia do aparelho atualmente por um preço que possa ser considerado acessível. No entanto, os fãs que não dispõe do dispositivo podem comemorar esse aniversário jogando algum dos remakes HD de Jet Set Radio ou lamentando pela falta de uma remasterização dos dois primeiros Shenmue — ou de Skyes of Arcadia.

Em muitos sentidos, o Dreamcast pode ser considerado um console à frente de seu tempo: além de introduzir um sistema online realmente funcional, a plataforma chamava a atenção por ser a casa do primeiro MMO pensado para consoles, Phantasy Star Online. Entre os fatores que levaram à sua derrota está a má fama acumulada pela SEGA com o lançamento desastroso do Saturn e com uma sucessão de acessórios e projetos que abalaram a confiança do públicoi desde os tempos áureos do Mega Drive.

Via Baixaki Jogos.

Cupons de desconto TecMundo: