Baixe agora! Versão web do StarCraft original roda direto do seu navegador

1 min de leitura
Imagem de: Baixe agora! Versão web do StarCraft original roda direto do seu navegador
Imagem: Blizzard

A vida dos fãs da franquia de estratégia espacial da Blizzard não anda nada fácil. Essa galera precisou esperar anos pelo lançamento de StarCraft II: Wings of Liberty, teve que ter paciência para jogar Heart of the Swarm e agora anda roendo as unhas até ter Legacy of the Void em mãos. Enquanto o capítulo derradeiro de StarCraft II não chega, um aficionado pelo RTS resolver matar a saudade do game original criando um port dele que pode ser curtido diretamente no seu navegador.

Sim, o habilidoso rapaz criou uma versão HTML5 para que novatos e veteranos da série possam ter um gostinho da aventura clássica de StarCraft sem que seja preciso se preocupar com instalações ou compatibilidade. Essa encarnação inusitada do game é uma criação do usuário Ryuta, que disponibilizou todo seu trabalho em um repositório no GitHub. Pode ficar tranquilo, a brincadeira não requer nenhum conhecimento avançado para ser levada adiante, bastando baixar o ZIP, descompactar o conteúdo e rodar o arquivo “index.html”.

A partir daí, é só curtir a eterna guerra entre Terranos, Protoss e Zergs em qualquer browser com suporte a HTML5 – o que basicamente compreende todos os navegadores mais atuais. Vale notar que o projeto age mais como uma demo de StarCraft, com uma prévia de exércitos e cenários, do que a jogatina completa propriamente dita. Isso não impede que seja possível conferir o saudoso visual icônico do título, com animações completas de batalha, e até inserir alguns antigos cheat codes, como “show me the money” e “game over man”.

A navegação pelo mapa – feita ao arrastar o mouse para as bordas da tela – é um pouco truncada, mas a experiência em geral é agradável e impressiona pelo nível de detalhes da conversão. Ainda assim, como o desenvolvedor utiliza sprites, texturas e sons criados originalmente pela Blizzard, as chances são de que a versão não fique no ar por muito tempo. No fim, se você não tinha experimentado o jogo e curtiu a sua “edição web”, talvez o melhor a fazer seja ficar de olho na Battle.Net para promoções eventuais com a produção.

Versão web de StarCraft permite que você faça picadinho de Zerg no seu browser. Comente sobre a jogatina no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.