5 jogos que você não sabia que eram baseados em livros [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 5 jogos que você não sabia que eram baseados em livros [vídeo]

Com o sucesso absoluto de The Witcher 3: Wild Hunt, você já deve ter visto aqui no BJ que a série The Witcher é baseada em livros de um autor polonês, Andrzej Sapkowski. Porém, esse não é o único game que, em vez de roteiro original ou adaptado de um filme, resolveu se basear diretamente em uma obra literária.

Abaixo, reunimos alguns livros que se tornaram inspiração direta ou não para títulos bem conhecidos. Em certos exemplos, o autor ainda estava vivo na época da adaptação e até contribuiu com a passagem de uma mídia para outra. Em outros casos, há apenas inspiração de obras antigas, que contribuem com personagens e panorama histórico.

Confira a lista:

Parasite Eve

Os dois primeiros games da série Parasite Eve são a sequência de um livro lançado em 1995 no Japão. O enredo foi escrito pelo farmacologista Hideaki Sena e conta a história de mitocôndrias especiais chamadas Eve, que evoluem e tentam destruir a raça humana usando corpos como hospedeiros. A protagonista dos jogos, Aya Brea, não é citada.

Metro 2033

O livro Metro 2033 foi escrito em 2005 pelo russo Dmitriy Glukhovskiy e virou Metro 2033: The Last Refuge. O livro fala de sobreviventes de um holocausto nuclear que vivem no metrô de Moscou. O protagonista também é Artyom, um órfão que vira um dos guardas do local. Foi o próprio autor que decidiu fazer um game em vez de um filme.

Dune/Dune II

O livro Duna foi lançado em 1965 e é até hoje cultuado por fãs de ficção científica. Ele se passa num futuro distante com planetas colonizados e até já virou um filme dirigido pelo experimental David Lynch. Na trama, Paul Atreides vivia uma vida normal até ser visitado por uma mulher misteriosa e se envolver com profecias e conspirações políticas. A obra deu origem aos jogos Dune e Dune Dois, que é um dos mais importantes do gênero de estratégia em tempo real.

Assassin’s Creed

Até mesmo a Ubisoft já confirmou que o primeiro Assassin's Creed é levemente baseado na obra Alamut, de Vladimir Bartol. Na trama, o líder Hassan-i Sabbah comanda a fortaleza persa de Alamut com a ajuda de “aprendizes”. Eles fazem missões que envolvem religião, luta pelo poder e assassinatos. Só os elementos históricos foram aproveitados: a parte de ficção científica envolvendo Desmond e a Abstergo é original.

Franquia Dynasty Warriors

O game Dynasty Warriors, da Koei, é spin-off de um jogo de estratégia que é diretamente baseado em um livro. Entendeu? O fato é que O Romance dos Três Reinos foi publicado no século catorze por Luo Guanzhong. A obra mistura fatos históricos com ficção e envolve senhores feudais de três grandes estados sedentos pelo poder durante o fim da dinastia Han. Material para jogos não falta: ao todo, são 120 capítulos com centenas de personagens, intrigas familiares, batalhas intensas e mais de um século de acontecimentos.

Via Baixaki Jogos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.