Kojima vive: site traz contador e faz referências a MGS e Silent Hills

4 min de leitura
Imagem de: Kojima vive: site traz contador e faz referências a MGS e Silent Hills

Teorias da conspiração permeiam a internet neste exato momento. O fim do elo entre Hideo Kojima e Konami deixa vestígios até agora e certamente será o assunto do “boteco gamer” por muito tempo. Afinal de contas, nomes como Metal Gear Solid e Silent Hills ficam, ao menos temporariamente, no limbo. A não ser por The Phantom Pain, é claro, que já está pra sair do forno. Mas é claro que a presença de Kojima na indústria continuará existindo – e o retorno será triunfal. Já existe até contagem regressiva para isso... Ou não.

Nasce um site denominado ingsoc.org, e nele há um timer de 107 dias (a contar desta quarta-feira, 27 de maio), que desemboca em setembro. A partir dele, podemos deduzir duas coisas:

  • Ou Kojima está aprontando alguma e tudo não passou da maior sacada de marketing da história;
  • Ou tudo não passa de um fake feito por fãs.

Desvendando os enigmas

Para embasar esta notícia e tentar desvendar os fatos de forma a deixar as informações o mais verossímeis possíveis, nós aqui do Baixaki Jogos, em discussões acaloradas na redação, descobrimos algumas referências.

Primeiramente, o elemento mais óbvio é o símbolo da raposa, emblema da Fox Hound, a agência de elite de soldados da série. “Kojima Lives” dispensa comentários, certo? É óbvio que o artista "vive" e vai continuar na indústria. Outra curiosidade é o nome que aparece na aba do seu navegador: "Convene". há vários significados para o termo conforme o contexto, mas em geral quer dizer uma "convocação formal" a algo importante (geralmente perante um tribunal). Sim, é como se estivessem "convocando" os jogadores.

Mas vamos começar a desbravar as camadas de tudo o que aparece ali. A começar pelo nome do site: “ingsoc”. Ingsoc é o acrônimo para “Socialismo Inglês” (“English Socialism”), filosofia política que é um dos motes do livro “1984”, do autor George Orwell, um dos clássicos entre geeks atentos a referências. Só que 1984 é também o ano em que se passam os eventos de Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain. Portanto, até aí, nada demais, pois sabemos que o game será lançado no dia 1 de setembro deste ano.

O contador desemboca no dia 11 de setembro, e não no dia 1, curiosamente. Ao clicar no símbolo da raposa, uma página é aberta no Twitter, e lá há mais mistérios. Somente duas postagens aparecem ali: a primeira, feita no dia 11 deste mês, apenas cita o site e uma hashtag.

O outro tweet gera mais teorias da conspiração. Nele, há uma imagem contendo dois fetos, o que poderia gerar a seguinte interpretação: Liquid e Solid Snake, os dois clones do maquiavélico projeto militar apresentado na franquia.

Mensagens escondidas na página e no código-fonte

Ao clicar com o botão direito do mouse e abrir o código-fonte, algumas frases curiosas surgem para levantar mais reflexões. São duas frases que aparecem ao final de P.T., o teaser jogável de Silent Hills: “I will be coming back” e “I’m bringing my new toys with me”. E isso traz aquele frio na espinha, certo?

Além disso, no canto inferior esquerdo da página, há a imagem de uma barata, igual àquelas que vemos nas paredes pútridas da demonstração. Ao clicar no ícone, é aberta uma página com a imagem de Big Boss e um som de código-morse. Nossa equipe utilizou um programa para decodificar a mensagem, que se traduz numa fala de The Boss, mentora de Snake: “Será que existe algo tão relevante quanto um inimigo atemporal?”. Ouça, é tenebroso:

Porém... Tudo pode ser fake

Outros fatos trazem à tona essa hipótese. O domínio do site, por exemplo, é norte-americano, e não japonês. Fosse da Konami ou algo de Hideo Kojima, a maior probabilidade é que o registro ocorresse no Japão.

Além disso, a tipografia de “KojimaLives” não bate com a atual fonte de Metal Gear Solid (estilo das letras). Sem falar na contagem regressiva, a qual, como já dissemos aqui mais de uma vez, não se encerra no dia 1 de setembro, lançamento de Phantom Pain, mas sim em 11 de setembro, data dos ataques terroristas às torres gêmeas do World Trade Center, nos EUA.

Para dar força ao hype de tudo, outra coincidência foi constatada. Geoff Keighley, apresentador do GameTrailers, se encontrou com Kojima em maio e postou fotos de um encontro que os dois tiveram. Keighley já trabalhou de perto com o artista no anúncio do trailer de The Phantom Pain durante a VGA no final de 2012. Por algumas horas, o diretor conseguiu manter o mistério, até que a internet descobriu que o trailer, na verdade, era sobre Metal Gear Solid 5. A coincidência é que as fotos foram postadas no Twitter no mesmo dia em que o site KojimaLives foi divulgado: dia 11 deste mês.

Por enquanto, a única segurança é se divertir com essas informações e manter viva a devota comunidade de Hideo Kojima. Naturalmente, nada disso é oficial e pode ser uma mera construção mirabolante de fãs. Se for uma trollagem de Hideo Kojima... Seria a maior sacada da história. Se Silent Hills voltará das cinzas ou não, só o tempo dirá.

Deixe seus palpites na seção de comentários abaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.