Vocês já repararam em quantos aplicativos relacionados ao game Minecraft existiam na Google Play Store? Pois é, pesquisadores do Laboratório da ESET descobririam mais de 30 apps falsos do título na loja virtual.

Eles são utilizados para distribuir scarewares (softwares mal-intencionados, cujo objetivo é direcionar o usuário para um site malicioso). A ESET afirmou que já comunicou o problema à Google, que, por sua vez, respondeu removendo o conteúdo nocivo de sua loja de aplicativos.

O scareware foi identificado como Android/FakeApp.AL e, quando baixado, todos os falsos apps se comportaram de forma semelhante: modificam o nome do ícone do aplicativo e, ao clicar no jogo, a tela inteira fica coberta com banners de anúncios, sem que os usuários consigam fechá-los.

Segundo Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET, nos últimos nove meses, cerca de 3 milhões de usuários da Google Play baixaram os aplicativos falsos. “Isso mostra a vulnerabilidade dos dispositivos móveis e a importância de utilizar soluções de proteção específicas para esse tipo de equipamento e mantê-las sempre atualizadas”, complementa.

Cupons de desconto TecMundo: