Estudo da Eventbrite sobre eSports revela o impacto dos eventos ao vivo

3 min de leitura
Imagem de: Estudo da Eventbrite sobre eSports revela o impacto dos eventos ao vivo

A Eventbrite, plataforma online de gerenciamento de eventos, realizou recentemente um estudo sobre a influência de eventos de video game e o comportamento de consumo dos seus participantes. Entre outras conclusões, a pesquisa relatou que 78% dos participantes dos eventos de eSports são propensos a adquirir conteúdo e produtos depois do evento.

A prática e a demanda desses eventos vêm crescendo, especialmente a realização de torneios e competições. A pesquisa foi respondida por mais de 1,5 mil jogadores e fãs de video game pelo mundo. Todos eles participam de eSports (torneios, jogos ao vivo, corujões, encontros sobre video games), eventos que foram realizados por meio da plataforma de gerenciamento online Eventbrite entre os anos de 2013 e 2014. O objetivo do estudo é explorar as motivações e o comportamento dos participantes.

O estudo, chamado “The eSports Effect: Jogos e a Infuência de eventos ao vivo”, traz novas e valiosas informações sobre a mudança cultural que está acontecendo na indústria de jogos para desenvolvedores, publicitários da área e organizadores de eventos que procuram capitalizar mais nessa lucrativa e crescente tendência. As principais conclusões encontradas estão listadas abaixo.

Eventos ao vivo facilitam compras

Quase a metade das pessoas que responderam a pesquisa (47%) disseram que depois de irem a um evento de eSports compram novos conteúdos e produtos relacionados ao jogo que experimentaram. De todos os participantes desses eventos, 78% também indicaram que são mais propensos a comprar produtos e recursos enquanto estão jogando (avatares, vidas, entre outros) após uma semana da participação no evento.

Além disso, 38% deles também disseram que são mais propensos a comprar produtos e serviços que viram ser usados ou apresentados durante um torneio de eSports. Quase três quartos (74%) dos jogadores que participam de um evento de eSports frequentemente jogam e praticam mais depois de terem participado ao vivo, o que pode ser um resultado dos números altos sobre as compras durante os jogos.

A mentalidade da comunidade conduz a audiência

Quando o assunto é motivação para participar de eventos de eSports, 81% disseram que frequentam para sentirem que fazem parte da comunidade de gamers, enquanto 61% querem se conectar com amigos que geralmente com quem já mantêm uma interação somente online.

Os gamers também gostam de simplesmente fazer parte da atmosfera (comunidades) dos gamers. Cerca de 66% disseram que frequentar um evento de eSports ao vivo proporciona uma nova maneira de experimentar os games, com muitos comentários de que as grandes atrações, sons, telões e palcos são um pacote de razões para ver os jogos ao vivo.

Gamers querem mais eventos

Enquanto 38% das pessoas responderam que estão dispostas a viajar para outros países ou continentes para um torneio de eSports, os grandes eventos e torneios não são o único tipo de acontecimento ao vivo de video game procurado pelos jogadores. Dos que responderam a pesquisa, 54% disseram que também frequentam festas LAN (LAN parties), encontros locais de jogos e meetups.

Os participantes de eventos de eSports também comparecem a outros tipos de eventos: 72% deles disseram que vão a eventos de "fandom" (inspirados em livros, filmes e séries), além de convenções de games: comics (65%), anime (38%), ficção científica (27%) e interesses em nichos especializados (25%).

O estudo também descobriu percepções sobre uma questão comum nessa indústria: o outro lado dos eventos de "fandom" e eSports, entusiastas de fato gostam dos tradicionais esportes e destes, 10% assistem em média a 10 ou mais horas de esporte tradicional por semana.

Como os organizadores de eventos podem crescer?

Quando perguntados sobre o que pode ser feito para tornar os eventos de eSports mais engajadores, 43% dos participantes entrevistados disseram que querem ter acesso a ingressos para times de jogadores profissionais e meet and greats (ingresso que permitem conhecer os personagens e jogadores famosos). Outras sugestões incluem adicionar assentos reservados para garantir a oportunidade de estar perto das atrações do evento.

“Eventos ao vivo têm o poder de fazer crescer o engajamento e de conduzir o comportamento de compra do consumidor desse segmento, e isso é exatamente o que estamos vendo na comunidades de gamers com os torneios e competições de eSports”, disse Christine Bohle, responsável pelo setor de parcerias de consumo da Eventbrite.

“Os gamers vão sempre se conectar entre eles online, mas absolutamente não tem como substituir a experiência que um evento ao vivo pode proporcionar ao participante, cercado por outros fãs que dividem a mesma paixão, interesses e a emoção de ver os jogadores e times com performances de alto nível”, completou.

O estudo confirmou que os participantes de eventos de eSports são predominantemente homens (82%) e quase a metade deles são estudantes de faculdade. Esses frequentadores de evento são verdadeiros investidores de jogos: dois terços (67%) jogam por mais de três horas por dia, e mais de um terço (38%) assistem a mais de dez horas de jogos toda semana.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.