Guia: confira a lista de (quase) todas as referências escondidas em GTA V

7 min de leitura
Imagem de: Guia: confira a lista de (quase) todas as referências escondidas em GTA V
Imagem: GTA.cz

Desenvolvido originalmente em 2013 para os consoles da geração passada, Grand Theft Auto V parece ainda ter muita lenha para queimar, mesmo em 2015. Os jogos da franquia já têm a fama de serem recheados de conteúdo extra, mas seu capítulo mais recente chuta bundas nesse quesito, oferecendo diversão quase ilimitada para os visitantes de Los Santos – o que deve se intensificar com os mods da versão PC. Mas será que, mesmo depois de alguns anos de seu lançamento, os jogadores desvendaram todos os segredos de GTA V?

Mesmo com um público gigantesco e três versões distintas do game, é difícil afirmar com toda certeza que os mistérios da produção foram debulhados pela comunidade. Afinal, a Rockstar tem uma habilidade especial em esconder referências sutis em quase todas as suas crias, adicionando marcas e dicas nos locais que você menos espera. Mesmo assim, a turma do Gamepur deu uma bela garimpada pela internet e compilou uma extensa lista com algumas das revelações mais interessantes.

Abaixo reproduzimos alguns dos easter eggs que podem ter escapado do seu olhar enquanto você distribuía pipocos por Los Santos na pele do alucinado Trevor – entre outras coisas, claro. A lista foi separada por temas para facilitar a leitura, confira:

Referências a filmes

1. De Volta Para o Futuro

Todo nerd que se preza gosta, pelo menos um pouquinho, da série de filmes encabeçada por Marty McFly e pelo Doutor Emmett Brown, e a turma da Rockstar não é diferente. Um quadro de força no game traz a inscrição 1,21 GW, que é a energia necessária para fazer o DeLorean viajar no tempo, enquanto a placa de uma igreja faz referência a High Valley, uma cidade que aparece nos longa-metragens.

2. Drive

Em GTA V, Trevor pode comprar uma jaqueta bastante semelhante à do protagonista do filme, interpretado nos cinemas por Ryan Gosling. Enquanto a vestimenta do galã hollywoodiano estampa um escorpião dourado, a do personagem do jogo mostra um caranguejo.

3. O Iluminado

Depois de completar algumas missões com Floyd, é possível encontrar um machado cravado na porta de um dos apartamentos dele – fazendo referência clara a um dos momentos mais psicóticos de Jack Nicholson no filme.

4. Thelma & Louise

Visitando as montanhas entre as 19h e 20h dá para presenciar o que acontece depois da cena derradeira do filme – spoiler: a queda é longa e mortal.

5. 007

Esse é quase impossível de passar despercebida aos olhos mais atentos, uma vez que o título coloca um carro clássico chamado JB-700 a disposição dos jogadores, cheio de aparatos tecnológicos que podem ser usados em missões e com um visual que lembra bastante o Aston Martin usado por James Bond – a placa do automóvel, "4G3NT" (“Agente”), deixa a brincadeira ainda mais óbvia.

Referências ao universo de GTA

1. Memórias de Liberty City

Em algumas garagens disponíveis para compra em GTA Online, não se espante se encontrar para-choques dianteiros de carros com placas fazendo homenagem à boa e velha Liberty City.

2. A arte de ontem é o anúncio de hoje

Uma dupla de artes originais usadas na divulgação de Grand Theft Auto: Vice City foram editadas para se tornar propagandas de lojas dentro do mundo de GTA V.

3. San Andreas não fica de fora

Um mural perto da entrada do Yellow Jack Inn tem uma porção de notas graúdas posicionadas à vista de qualquer visitante. O intrigante é que as cédulas não têm nenhum presidente norte-americano estampado no centro, mas sim a figura da loira usada exaustivamente nas ações promocionais de Grand Theft Auto: San Andreas. Além disso, olhando mais de perto, dá para ver o valor de cada nota: US$ 69. Sugestivo, não é?

4. De Niko, com amor

O protagonista de Grand Theft Auto IV tem diversas homenagens espalhadas na Los Santos de GTA V. No laptop de Jimmy, na sala de janta de Michael, é possível conferir o perfil de Niko Belic na rede social do game – baseada no nosso Facebook. Um pôster de “Procurado” com a foto do rapaz também surge em alguns pontos da cidade, exibindo uma arte usada antes do anúncio de GTA IV.

Vez ou outra ele ainda é mencionado como uma boa escolha para fazer trabalhos sujos por Lester, quanto ele oferece esse tipo de serviços ao jogador. Por fim, no Yellow Jack Inn um quadro próximo à entrada do estabelecimento tem uma foto de Niko dirigindo um antigo reboque – que não existe em GTA IV.

5. Turminha do CJ

A gangue da rua Grove, do qual o protagonista de GTA: San Andreas fazia parte, também bate ponto no jogo mais atual da franquia – com direito à boa e velha bicicleta da galera.

Referências diversas (com um pouco de tudo!)

1. Você quer brincar na neve?

Quem quer sentir um gostinho de Frozen em GTA V pode dar uma passada na companhia de refrigeração na área leste de Los Santos. Lá, atrás de duas portas e escondido atrás de algumas caixas está um alegre boneco de neve – embora não tão carismático como o Olaf.

2. Calçada das estrelas

Vinewood, a versão GTA da badalada Hollywood, também presta homenagem aos seus astros com um pavimento estrelado muito semelhante à Calçada da Fama do mundo real. Entre as figuras agraciadas com as dedicatórias estão diversos personagens dos games da série, com nomes como Al Di Napoli, Candy Suxxx, Clay PG Jackson, Donald Love, Paul Kent, Lazlow e OG Loc presentes no local.

3. Grafite no museu

Na parte dos fundos do museu de cera de Vinewood é possível conferir um mural grafitado com as figuras de John Wayne, Elvis Presley, Marilyn Monroe e Charlie Chaplin. A pintura é praticamente idêntica à do museu real, que fica em Hollywood.

4. Zoando CoD? Imagine!

GTA V faz diversas referência à série Call of Duty – e seus lançamentos anuais – através do game fictício Righteous Slaughter 7. Quando o filho de Michael, Jimmy, pergunta a Franklin se ele também joga o FPS, a resposta dele é que a jogatina cansou depois do segundo episódio.

5. Red Dead Redemption entrou para a História

O badalado game de faroeste da Rockstar parece ter uma ligação direta com o mundo de GTA V. Na biblioteca de Franklin Villa é possível achar na estante um livro chamado “Red Dead”, escrito por J. Marston. Logo de cara, é fácil tentar associar o nome a John Marston, o protagonista de Red Dead Redemption, mas isso não é completamente verdade.

No título original de velho oeste, John chega a dizer que, ainda que ele mesmo não seja hábil na escrita, seu filho Jack é apaixonado pela leitura e muito provavelmente irá escrever um livro no futuro. Deu para captar a mensagem?

6. A sabedoria dos símios

Em uma das cenas que mostra os três protagonistas do jogo, é possível ver claramente a referência aos três macacos sábios – originados da cultura oriental. Um roubo que não deu muito certo deixa Trevor, Franklin e Michael incrédulos, reproduzindo a pose clássica dos animais que preferem não ver, não falar e não escutar o mal.

7. Mergulho alienígena

Na parte mais a norte do mapa de Los Santos há uma surpresa bastante inusitada para quem resolver dar um mergulho nas águas da região. No leito do local, pode-se ver um UFO clássico esperando para ser encontrado por curiosos e paranoicos de plantão.

8. Chamem a tenente Ripley!

Para os que não tem medo de criaturas extraterrestres que são verdadeiras máquinas de matar, North Yankton guarda uma bela referência aos xenomorfos da série Alien. Para encontrá-lo é só virar à direita embaixo da ponte assim que chegar na região.

9. Dicas de equipamentos pesados

Quem decidiu gastar uma graninha extra e comprar a edição de colecionador de GTA V pode ter uma vantagem bem grande sobre seus amigos. Isso porque no mapa que vem junto do game há um local marcado no qual é possível encontrar tanques, aviões a jato e helicópteros desde o início da jogatina.

10. Lenda urbana ou realidade?

Pelo jeito, há sim atividade sobrenatural em Los Santos. Se você resolver dar uma passada no topo da montanha Gordo entre as 23h e 0h, vai dar de cara com uma figura horripilante flutuando acima de uma poça de sangue no local. E aí, tem coragem?

--

Ufa, tem bastante coisa, não é? Obviamente isso não é nem de perto uma lista definitiva de referências dentro do game, e é bem possível que os jogadores continuem descobrindo novos easter eggs por mais alguns anos. E aí, qual desses você já tinha encontrando e quais deixamos escapar nessa compilação? Deixe seu comentário mais abaixo e aproveite para dizer qual seu momento favorito de GTA V.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.