Vulnerabilidade em Minecraft pode gerar falhas em servidores do jogo

1 min de leitura
Imagem de: Vulnerabilidade em Minecraft pode gerar falhas em servidores do jogo

Não importa o jogo do qual estamos falando, se ele tem informações hospedadas em servidores há uma chance de que estes sejam invadidos ou explorados de alguma forma. E, de acordo com uma descoberta feita há algum tempo, Minecraft possui uma vulnerabilidade que permite a qualquer um a possibilidade de fazer coisas que certamente trariam dores de cabeça à equipe que trabalha com o jogo.

De acordo com informações publicadas no blog do desenvolvedor Ammar Askar (e que são bem técnicas), isso seria possível se os jogadores começassem a criar diversos objetos que simplesmente fossem capazes de sobrecarregar os servidores por possuírem várias listas.

Pelas descobertas de Askar, o problema surge quando o servidor tenta realizar um trabalho de descompressão e leitura desses arquivos, gerando uma sobrecarga capaz de esgotar a capacidade de memória dos servidores.

Quem avisa amigo é

O desenvolvedor também alertou que essa descoberta não é recente, e que ele alertou a Mojang em 2013. Entretanto, a empresa não fez nada para tentar contornar tal problema, e por conta disso ele decidiu divulgar abertamente a falha.

“[A] Mojang não é mais uma companhia independente pequena fazendo jogos pequenos, seu software é usado por milhares de servidores, centenas e centenas de pessoas jogam em servidores que rodam seu software. Eles têm a responsabilidade de trabalhar e corrigir problemas como este”, escreveu Askar em seu blog.

Por fim, em uma atualização feita na mensagem, foi comentado que a Mojang entrou em contato com ele para dizer que identificou o problema e tentou corrigi-lo, mas que até o momento não conseguiu fazer isso.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.