Não são apenas os gráficos insanamente melhorados. A ideia que a Rockstar Games que passar é que Grand Theft Auto V para PC é a "versão definitiva" do título, originalmente lançado em 2013.

Com a chegada do jogo para PC em 14 de abril deste ano, a espera finalmente chega ao fim — e é hora de conferir se todos os atrasos e o hype mantido pela desenvolvedora realmente valeu a pena.

Abaixo, compilamos as principais novidades que devem figurar em GTA V nessa plataforma. A lista serve também para quem ainda não possui um computador capaz de rodar o jogo: fica a dica para você correr atrás de um o mais rápido que puder.

Nos limites da loucura gráfica

GTA V roda em até 60 frames por segundo e com resolução 4K, caso você possua o equipamento para tal feito. Os gráficos não carregarão aos poucos: saltar de paraquedas em Los Santos faz você ter a vista praticamente completa da paisagem e do horizonte, só para citar um exemplo.

A iluminação foi ampliada no geral e o game parece mais claro e realista. A mudança climática é bem mais sentida. Quem testou a versão para PS3 e agora passou para o PC alega que a sensação é de ganhar uma visão perfeita depois de ter problemas oftalmológicos.

Para muitos PCs

Ao notar os gráficos e as configurações de GTA V, você provavelmente imagina que é preciso usar um "computador da NASA" para rodar o título. Na verdade, a Rockstar quer provar o contrário: que uma alta variedade de PCs conseguirá ao menos fazer o game funcionar, nem que seja com alguma perda técnica.

Além disso, a possibilidade de fazer uma série de mudanças nas configurações visuais permite a flexibilidade do sistema para diversos níveis de PCs.

Especificações mínimas

  • Sistema operacional: Windows 8.1 64 bits, Windows 8 64 bits, Windows 7 64 bits Service Pack 1, Windows Vista 64 bits Service Pack 2
  • Processor: Intel Core 2 Quad CPU Q6600 de 2,40GHz (4 CPUs) ou AMD Phenom 9850 Quad-Core Processor (4 CPUs) de 2,5 GHz
  • Memória RAM: 4 GB
  • Placa de vídeo: NVIDIA 9800 GT 1GB ou AMD HD 4870 1GB (DirectX 10, 10.1, 11)
  • Placa de som: 100% DirectX 10 compatible
  • Espaço em disco: 65 GB

Especificações recomendadas

  • Sistema operacional: Windows 8.1 64 bits, Windows 8 64 bits, Windows 7 64 bits Service Pack 1
  • Processador: Intel Core i5 3470 de 3.2GHZ (4 CPUs) ou AMD X8 FX-8350 de 4GHZ (8 CPUs)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GTX 660 2GB / AMD HD7870 2GB
  • Placa de som: 100% DirectX 10 compatible
  • Espaço em disco: 65 GB

Edição e criação de vídeo

O Rockstar Editor é uma das novidades exclusivas do PC. Esse editor e produtor de vídeos deve usar e abusar da criatividade dos jogadores, que já desenvolviam conteúdos próprios antes mesmo da existência de uma ferramenta assim.

No editor, há opções para pegar material do jogo e trocar a velocidade, profundidade de campo ou ângulo da cena. É possível colocar filtros e efeitos visuais ou sonoros, como uma trilha diferenciada composta de várias canções presentes no game. Já imaginou criar uma novela de GTA com explosões, slow motion e outras manobras de câmera?

O "Director Mode" do editor dá aos jogadores a oportunidade de reproduzir e gravar as próprias cenas usando qualquer personagem de GTA V, desbloqueando os "bonecos" ao longo da campanha e das missões. Eles podem falar diálogos escolhidos por você ou fazer ações contextuais, como abrir as portas. Detalhes de cenário e ambiente também são opções selecionáveis.

Trilha sonora

A trilha sonora de GTA V ficou ainda melhor no PC — e a culpa pode ser sua. Isso porque, assim como em jogos anteriores, é possível criar uma estação de rádio Custom (personalizada) com arquivos de áudio que você tenha na biblioteca do computador.

Além disso, a estação de rádio The Lab foi adicionada. Ela é comandada pela dupla de artistas de hip-hop The Alchemist and Oh No, adicionando mais opções sonoras para ambientar a sua jogatina.

Teclado e mouse? Pode ser

É claro que a maioria dos jogadores não vai pensar duas vezes antes de plugar um controle no computador na hora de controlar Michael, Trevor e os outros malucos de Los Santos.

Ainda assim, de acordo com o site PC Gamer, usar o mouse e o teclado não é uma experiência ruim. especialmente no modo em primeira pessoa, a sensação é "fantástica" e o jogo até parece um título diferente. As configurações complexas para ambos os periféricos vai agradar os veteranos.

O conteúdo importa e não é pouco

GTA V para PC será lançado com a campanha single player, o modo GTA Online, os DLCs existentes até agora para consoles e as missões Heist. Os modos multijogadores conectados à internet são os mais beneficiados: nos computadores, espera-se uma estabilidade melhor nas chamadas e uma conexão que apresente menos lentidão e problemas técnicos — algo um pouco mais comum na Xbox LIVE e na PSN.

Mais do que isso, a desenvolvedora soltou uma boa notícia: a partir de agora, é provável que os conteúdos extras saiam simultaneamente para todas as plataformas. Ou seja, aquele papo de "versão definitiva" parece mesmo mais verdadeiro do que nunca.

Via BJ

Cupons de desconto TecMundo: