Com jogos cada vez mais cheios de detalhes visuais e firulas variadas saindo todos os dias, chega a ser curioso pensar na possibilidade de ir na contramão e tentar desenvolver um game de forma a torná-lo o mais leve e simples possível. Criado pela Red Sector Inc., o BootChess é resultado desse tipo de ideia e agora é considerado o menor jogo de xadrez existente, ocupando apenas 487 bytes de espaço.

O novo jogo conseguiu tirar o título das mãos do 1K ZX Chess, que vinha mantendo o recorde pelos últimos 33 anos com seus agora relativamente grandes 1.024 bytes de espaço ocupado em discos rígidos. Como seria de se esperar, BootChess não conta com uma interface gráfica detalhada, de forma que suas peças e tabuleiro são representados por caracteres ASCII, com as letras maiúsculas no papel das brancas e as minúsculas no das pretas.

A posição das casas do tabuleiro é determinada pela habitual nomenclatura de linhas e colunas por letra e números, de forma que basta inserir as coordenadas de origem e destino para mover suas peças de acordo com a regras do xadrez. Capaz de rodar em Windows, Linux, Mac OS X, DOS e outras plataformas, o jogo pode ser baixado na página acessível por meio deste link.

Cupons de desconto TecMundo: