O Rexposta chegou ao BJ! Eis nosso espaço para falar sobre tudo de games

5 min de leitura
Imagem de: O Rexposta chegou ao BJ! Eis nosso espaço para falar sobre tudo de games

Guerreiros da Resistência BJ, uni-vos! O nosso espaço finalmente está no ar: o Rexposta, uma comunidade especial, geek, nerd, gamer, tecnófila ou o que você preferir para discussões saudáveis, descontraídas, sérias ou controversas sobre tudo de games!

O espaço nada mais é do que o mesmo modelo lançado no TecMundo ano passado e segue a mesma premissa: promover uma forma fácil, democrática e rápida de postar/falar sobre games e tudo relacionado a esse universo dos nossos corações. Você pode reclamar da falta de tempo em função do casamento, rasgar elogios para GTA, postar GIFs, vídeos, imagens, botar a boca no trombone sobre uma aguardada sequência, dissertar sobre o hype, enfim, queremos saber o que se passa na cabeça de vocês. E groselhas são sempre válidas, porque a zoeira jamais pode terminar.

Resistência BJ: sua voz e vez!

Com o objetivo de oferecer esse espaço, que só terá pessoas lindas (que amantes de games não são assim?), estamos inaugurando, em caráter oficial, o Rexposta no BJ. A empreitada não veio à toa: a nossa equipe se refletiu no sucesso da comunidade no TecMundo e está expandindo tudo para cá. Sabe aquele “clubinho” que você sempre sonhou em montar quando pequeno? Ou mesmo a emblemática casa na árvore, só para reunir a galera e falar sobre o que gosta? Pois bem, Resistência BJ (e todo mundo): eis o seu espaço!

Eu não conhecia! Me fale o que é o Rexposta

Nós já cantamos a bola nos parágrafos acima, e é exatamente isso que você está imaginando: uma comunidade similar a um fórum, mas com a diferença de ser um espaço mais democrático.

Para quem não se lembra, o BJ teve um fórum antigamente. No entanto, a moderação, à época, filtrava conteúdos que ultrapassavam o espírito malicioso ou a má fé. Hoje, existem novas possibilidades que dão conforto para todo mundo. Os usuários devem logar no G+ (Google) ou no Facebook para participar. Dessa forma, podemos voltar aos debates sadios – e à zoeira eterna! – nessa verdadeira “ressurreição”!

A ordem das publicações é que funciona de maneira um pouquinho diferente das listas de fóruns tradicionais. No Rexposta, cada postagem tem um score que pode ser votado por vocês. O sistema tem um algoritmo que considera o momento em que o conteúdo foi postado e os votos.

Sendo assim, as publicações mais votadas positivamente em um determinado intervalo de tempo ficam em evidência no topo da lista. As postagens mais recentes e com mais votos, portanto, estarão sempre no topo, garantindo que o conteúdo visto é o mais legal de acordo com a comunidade do BJ, de forma similar a outros sites internacionais, como o Reddit.

É possível ainda listar as publicações mais votadas do dia em "Top", as mais recentes em "Novos" e as que receberam muitos votos positivos e negativos em "Controversos". Além disso, você pode filtrar cada publicação de acordo com os temas populares, por exemplo: Nostalgia, Multiplayer Online, Besteiras, Dicas e Truques, eSport, Notícias, Review etc.

Preparem seus assuntos: teremos um Modo Fórum em breve!

Repare que, atualmente, há quatro abas no Rexposta: Destaques, Top, Novos e Controversos. Como a comunidade cresceu e estamos “expandindo os negócios” aqui pro BJ também, em breve teremos uma aba denominada Modo Fórum!

Nesse espaço, o algoritmo muda e filtra a lista de acordo com as últimas postagens, que ficam no topo sempre, igualzinho ao que ocorre num fórum de discussão tradicional. É aqui que abordagens mais densas poderão ser feitas, com discussões e debates sadios sobre qualquer coisa do mundo dos games, incluindo polêmicas, rumores e outros tópicos que estão no boca a boca da galera.

Não se esqueça de que você pode usar vídeos, GIFs e imagens para ilustrar suas postagens! O processo é bem fácil, rápido e sem segredos.

Usando o Rexposta

Logo de cara você vai notar que, para publicar novos conteúdos ou mesmo responder publicações, é necessário um login vinculado a sua conta do G+ ou do Facebook. Com isso, conforme mencionado, evita-se o uso de spammers, a presença de haters e de pessoas mal-intencionadas. Todos querem zoeira, mas ninguém quer má fé, certo? Portanto, basta logar usando sua conta do Google ou do Facebook.

Repare, no entanto, que você precisa definir um apelido mesmo assim. Essa é uma característica importante do serviço: você tem a opção de criar um nick e permanecer anônimo aos outros participantes! Demais, não é?

Tomamos essa iniciativa para facilitar a identificação de tumultuadores e “trolls”, mas sem expor quem quiser fazer perguntas mais simples por medo. Não mostramos as imagens do avatar a fim de manter o usuário sempre anônimo e seguro. Portanto, cabe a você a escolha de deixar o seu nick ou nome verdadeiro.

1. Como enviar um post

Ao clicar em "Enviar novo post", ali no canto superior direito, você poderá rapidamente criar uma pergunta, um tópico ou simplesmente compartilhar conteúdos da web, como imagens, links, vídeos e GIFs. Todos os campos acompanham explicações diretas. Ao final, utilizamos o sistema de captcha para verificar se são pessoas ou bots que estão por trás dos computadores.

2. Como votar nas publicações e respostas

Você verá, ao lado de cada publicação ou resposta, um score acompanhado de setas para cima ou para baixo. Gostou? Clique para cima. Não gostou? Clique para baixo. Intuitivo assim. Simples, não é mesmo? E com cores para facilitar o entendimento. O número exibido no score representa a soma total de votos positivos e negativos.

Queremos a sua opinião. Comece a participar já!

O Rexposta não nasceu como um projeto totalmente fechado. O desenvolvimento do serviço, inaugurado no TecMundo, presente também no Mega Curioso e expandido agora aqui no BJ, tomará os rumos de acordo com a contribuição dos participantes por meio de feedback e utilização constantes.

Aliás, você já reparou no cabeçalho do BJ? A faixa vermelha aqui em cima? O Rexposta já está lá! Basta clicar e começar.

Seja participativo porque teremos um ranking só para você

Exatamente: vamos implementar um ranking dos usuários mais participativos no Rexposta. Por isso, contamos com a ajuda de vocês, gamers, geeks, tecnófilos e afins, para refinar, aperfeiçoar e construir uma comunidade sólida a todos os fãs desse mundinho tão mágico.

E que a zoeira jamais termine! Clique aqui para começar a disseminar seus pensamentos no Rexposta!

Ilustração por Aline Sentone

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.