17 jogos de Android, iOS e Windows Phone para desafiar os seus reflexos

8 min de leitura
Imagem de: 17 jogos de Android, iOS e Windows Phone para desafiar os seus reflexos

Jogos que exigem concentração e raciocínio rápido são verdadeiras febres em smartphones e tablets. Ao mesmo tempo em que eles podem causar ataques de raiva nos jogadores, também representam grandes desafios para os players e são indicados para quem é bastante persistente.

Para quem é fã, não faltam opções quando o assunto é jogos que exigem concentração. Por isso, preparamos uma lista com muitas opções para vocês se divertirem queimando o cérebro. Tem alguma sugestão para completar? Não deixe de nos informar nos comentários. Boa leitura!

1. Geometry Dash

Um dos jogos mais divertidos e que também exigem reflexos rápidos é Geometry Dash. No game, você precisa conduzir pequenos personagens enquanto eles deslizam por cenários coloridos e psicodélicos ao ritmo da música.

É preciso saltar todos os obstáculos que aparecem pelo caminho para não morrer. Se isso acontecer, você terá que repetir a fase inteira, pois não há qualquer ponto de check-in. Crie fases inéditas e libere diversos tipos de conquistas para aumentar a diversão.

Gratuito Android | iOS

2. 2 Cars

2 Cars exige coordenação motora dos jogares em provas rápidas. Controle dois carros ao mesmo tempo enquanto eles avançam simultaneamente por uma rodovia abstrata. Para ganhar pontos, você precisa fazer com que cada carro colete os círculos da sua respectiva cor e se esquive dos itens quadrados.

O esquema de controle não exige nada além de toques para fazer com que o veículo selecionado mude de direção. Há apenas quatro pistas – duas para cada carro –, portanto mantenha o foco no topo do cenário para se antecipar aos perigos.

Gratuito Android | iOS | Windows Phone

3. Duet

Duet é um jogo de puzzle em que seu objetivo é controlar dois círculos em sintonia que precisam superar desafios juntos para passar de fase. Controle o movimento dos círculos com dois dedos, girando para esquerda e para a direita, e sobreviva a todos os percalços.

Seu sucesso depende de proteger os dois receptáculos que dançam com o ritmo da música. Enquanto os blocos caem, você deverá arrumar maneiras de encaixá-los para que não se choquem com eles.

Gratuito Android | Windows Phone Pago iOS

4.  Crossy Road

Porque a galinha atravessou a rua? Se o motivo não ficar claro, ao menos você poderá se divertir tentando conduzi-la até o outro lado de avenidas movimentadas. O título é baseado no famoso "jogo do sapinho" que fez sucesso na década de 90. 

É preciso ter dedos rápidos e muita concentração para evitar com que a galinha seja esmagada pelos veículos que estão passando. Também é possível conduzir pinguins, porcos, cavalos, cachorros, gatos e toda a fauna de animais.

Gratuito iOS | Android (via Amazon App Store)

5. Dots: A Game About Connecting

Dots: A Game About Connecting é um jogo de raciocínio rápido no qual você encontra um típico desafio de ligar itens coloridos. No entanto, aqui você não encontra pedrinhas nem nada que lembre o estilo do velho Bejeweled.

Para eliminar os itens, na verdade, tudo o que você precisa fazer é ligar pelo menos duas esferas. Entretanto, somente os pontos adjacentes na vertical ou na horizontal podem ser conectados.

Gratuito Android | iOS

6. TwoDots

TwoDots é a continuação de Dots: A Game About Connecting, em que você deve ligar pontos coloridos que possuem as mesmas cores. O seu objetivo é eliminar nos estágios um número determinado de pontos coloridos de tons específicos, como vermelho, azul, amarelo e roxo.

As bolinhas podem ser ligadas na horizontal e na vertical, porém jamais na diagonal. Certas fases possuem mais cores do que outras, conforme o grau de dificuldade é aumentado.  Você sempre possui um número máximo de movimentos que deve ser feito – se você passar desse número, o estágio é encerrado (e quanto menos você fizer, mais pontos são concedidos).

Gratuito Android | iOS

7. Entwined Challenge

Entwined Challenge é um jogo de ação em que seu objetivo é controlar duas aves ao mesmo tempo enquanto elas voam pelo cenário. Sua missão é fazer com que cada uma delas alcance o ponto de check-in, passando diretamente por ele.

As aves possuem uma cor característica: azul e laranja. Você deverá conduzir as duas aves à medida que elas avançam pelo cenário, sempre fazendo com que elas atinjam grandes blocos com suas respectivas cores

Pago Android | iOS

8. Smash Hit

Smash Hit é um jogo arcade que não possui um enredo ou qualquer coisa do gênero, o objetivo aqui é um só e bastante claro: quebrar todos os cristais e as paredes de vidro que você encontrar pelo caminho, pelo menos o máximo que você puder. Para tanto, é necessário possuir uma excelente pontaria e ser bastante rápido com os dedos.

Para lançar as bolas, basta pressionar o local desejado – contudo, é preciso que você calcule a distância e o tempo que as esferas levam para chegar ao destino, já que o jogo está em constante movimento. O game acaba quando você não possui mais bolinhas para lançar nos objetos, porém você sempre pode recomeçar os estágios do último checkpoint.

Gratuito Android | iOS

9. Timberman

Timberman é um game em que você entra na pele de um lenhador, daqueles bem icônicos: barbudo, camisa de flanela vermelha e tudo mais. Seu objetivo é derrubar a maior árvore do mundo e, para isso, é necessário cortá-la de pedaço em pedaço, mas sem deixar os galhos caírem na cabeça do seu personagem.

Para jogar, você precisa realizar apenas um comando, mas de duas formas diferentes. Tocando no lado esquerdo da tela, seu lenhador corta a árvore a partir do lado esquerdo, e, tocando no lado direito, o oposto acontece. Dessa maneira, você pode evitar que os galhos esmaguem o personagem sem dó nem piedade.

Gratuito Android | iOS | Windows Phone

10. Swing Copters

Swing Copters é um jogo de puzzle desenvolvido pelo mesmo criador de Flappy Bird. Através do game, você deverá conduzir um pequeno bichinho que precisa subir o mais alto que conseguir com a ajuda de um chapéu com hélices.

Para jogar, basta apenas tocar na tela, mudando a direção do bicho. A partir do momento que você realiza o primeiro toque, ele começa a subir automaticamente. Seu dever é desviar das plataformas e dos martelos que estão posicionados pelo caminho, dificultando a travessia.

Gratuito Android | iOS | Windows Phone

11. -VorteX-

O -VorteX- é um mini game de reflexos rápidos que desafia você a guiar uma nave espacial por cenários cheios de obstáculos pontiagudos. Para ganhar pontos e lutar por uma boa colocação no ranking, é necessário que você sobreviva durante o maior tempo possível.

Para guiar o personagem, que avança automaticamente, tudo o que você precisa fazer é tocar do lado esquerdo ou direito do display. Quando você não toca na tela, a nave volta automaticamente para o centro.

Gratuito Android | iOS | Windows Phone

12. Tap Dance Free

Tap Dance Free é um jogo musical que segue uma fórmula parecida com a de Guitar Hero, sucesso para consoles. Aqui, entretanto, o estilo de música é a eletrônica – e, em vez de acertar as notas da guitarra, é preciso tocar nos pontos certos da tela para que a batida nunca pare de tocar.

Apesar de envolver apenas toques na tela, não é tão fácil quanto parece: quando os símbolos que surgem na tela são vermelhos, por exemplo, você precisa eliminar ambos os itens ao mesmo tempo. Pode parecer complicado, mas há um tutorial que explica passo a passo como jogar. Para mais conforto, o aparelho pode ser segurado em uma das mãos ou posicionado em uma superfície reta.

Gratuito Android 

13.Hyper Trip

Hyper Trip oferece para você um jogo de raciocínio rápido que vai testar os seus reflexos ao limite durante toda a partida. A ideia parece simples: conduzir um quadradinho pela tela de forma a não esbarrar em nenhuma das paredes dispostas no meio do caminho.

Porém, logo ao entrar no game você vai perceber que ele é muito mais difícil do que poderia aparentar. O joguinho oferece uma série de cenários, porém inicialmente apenas o primeiro se encontra desbloqueado para o jogador. Não há um número máximo de vidas para você concluir um nível, mas, sempre que você esbarrar, volta ao começo dele.

Pago Android | iOS 

14. Lumena

Lumena é um jogo de puzzle em que seu objetivo é deslocar a bola do centro até uma das bordas laterais. Para isso, basta tocar nela e direcioná-la para qualquer direção. Entretanto, você precisa acertar a borda somente quando ela estiver na cor da bola. Caso contrário, o círculo se arrebentará.

Além disso, o jogo funciona no ritmo de músicas eletrônicas. Ou seja, as bordas são todas separadas e poderão girar e piscar conforme a música, tornando o desafio muito mais complexo.

Gratuito Android | Pago iOS

15. Lazors

Lazors é um game de raciocínio lógico que coloca os jogadores para resolver puzzles pouco comuns. Em vez de juntar elementos do mesmo tipo, aqui você precisa fazer com que um laser atravesse todos os buracos do cenário.

Para isso, você conta com a ajuda de vários tijolos refletivos que podem ser colocados em vários cantos do mapa. Para mover um item, basta tocá-lo e deslizar o dedo na tela até a posição desejada.

Gratuito Android | iOS | Windows Phone

16. ShadownArc

ShadowArc é um passatempo para Android no qual você não deve deixar que arcos coloridos escapem de dentro de um círculo. O jogo funciona na base do toque e você comanda uma espécie de ponteiro, como em um relógio, que deve evitar a fuga dos arcos.

O game vai criando novos obstáculos conforme você avança de fase, mas também oferece bônus e melhorias para que você se torne mais apto a resistir aos novos desafios. Além de tudo isso, você acumula dinheiro para comprar bônus para o seu ponteiro, bem como recursos que aprimoram algumas habilidades.

Gratuito Android | iOS

17. Dante's Fall

Dante’s Fall é um game 3D que faz referência a primeira parte do livro “A Divina Comédia”, escrito por Dante Alighieri. O inferno foi criado da queda de Lúcifer do Céu. No game, você acompanha a queda em primeira pessoa por este imenso túnel. Sua tarefa é controlar a rotação da tela para escapar de todos os obstáculos que aparecerem pela frente.

De acordo com o livro, o inferno é formado por Nove Círculos. Essa organização foi baseada na teoria medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos.

Gratuito Android | iOS

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.