Luto: morre Ralph Baer, homem considerado o “pai do video game”

1 min de leitura
Imagem de: Luto: morre Ralph Baer, homem considerado o “pai do video game”

A indústria dos video games começa a semana em luto: Ralph Baer, desenvolvedor do primeiro console que se tem notícia e considerado por muitos o pai desse segmento, morreu aos 92 anos no último domingo (7). A nota foi divulgada no site Gamasutra, que confirmou a infortúnio graças a fontes próximas ao falecido.

Baer foi engenheiro e consultor nos últimos 70 anos de sua vida, mas o seu verdadeiro mérito foi ser reconhecido como o inventor do video game na década de 60. Ainda não há informações sobre qual foi a causa de morte desse brilhante homem, mas supõe-se que ele tenha falecido naturalmente por causa da idade avançada.

Contribuições para a humanidade

Como dissemos, Ralph Baer é mundialmente conhecido por ser o inventor do video game e já deu as caras aqui no BJ em uma bela homenagem. Ele criou o que foi conhecido como “Brown Box”, sistema que foi vendido e licenciado em 1972 como Magnavox Odyssey. No Brasil, este console chegou no final da década com o nome de Telejogo e foi fabricado pela Philco e Ford.

Porém, como um engenheiro ativo nas últimas décadas, Baer acumulou mais de 150 patentes em seu nome nos Estados Unidos e outros países. A maioria desses registros tinha relação com produtos eletrônicos, o que resultou em uma série de brinquedos e dispositivos de sucesso criados a partir de suas ideias.

Premiações

O seu reconhecimento também deu frutos recentes, sendo agraciado, em 2006, com a National Medal of Tecnonology – prêmio de maior prestígio para inventores nos Estados Unidos. Quem o condecorou foi o então presidente do país, George W. Bush.

Em 2008, Baer também recebeu o Game Developers Choice Pioneer Award, um prêmio que reconhece indivíduos que desenvolveram uma tecnologia inovadora. “Eu aprecio a honra e ainda estou produzindo coisas”, disse ele à época.

O BJ se solidariza com os familiares, amigos e fãs desse ilustre indivíduo e que esta matéria possa servir como uma singela homenagem a este homem que fez muito por nós, gamers, independente de qual seja a nossa plataforma predileta. Descanse em paz, Ralph Baer.

Via Baixaki Jogos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.