Os smartphones e tablets sempre quiseram devorar uma parcela do mercado de games, sendo que os primeiros modelos de celulares espertinhos já apresentavam alguma funcionalidade desse tipo.

Ao longo dos anos, muitas fabricantes pensaram em inúmeras formas (Xperia PLAY que o diga) de facilitar a jogatina nos portáteis, mas poucas ideias emplacaram. No fim das contas, vimos novos tipos de games pintando nos sistemas móveis, já que a jogabilidade não evoluiu.

De qualquer forma, os aparelhos ganharam espaço como plataformas de jogos. Hoje, estamos habituados aos comandos de toque e às diferentes formas de utilização dos sensores, mas isso não quer dizer que a jogabilidade dos portáteis seja perfeita.

Felizmente, muitos jogos apresentam compatibilidade com gamepads. Mesmo que seja divertido curtir um game de corrida usando o aparelho como um volante, muita gente ainda prefere os bons comandos de um controle-padrão de video game.

Pensando nisso, separamos alguns títulos de alta qualidade que são compatíveis com os mais diversos tipos de controles que usam a tecnologia Bluetooth. Não podemos garantir que todos os apps listados vão funcionar com quaisquer acessórios disponíveis no mercado, ou seja, você deverá testar os games com seus produtos.

Vale ressaltar que muitos games são compatíveis com os gamepads do PlayStation 3 e Xbox 360, portanto você pode aproveitar  nosso artigo prévio para aprender a conectar os acessórios e melhorar a jogabilidade.

Asphalt 7

Os games da Gameloft não são muito amigáveis com controles, sendo que o esquema de configuração não é facilitado. É muito pouco provável que você consiga fazer um gamepad funcionar em outros títulos famosos (como Modern Combat) da desenvolvedora, mas, felizmente, Asphalt 7 funciona sem problemas com os mais diversos tipos de periféricos.

Não há configurações dentro do jogo para regular o gamepad, mas ao parear o dispositivo e abrir o game, você poderá usar o controle sem problemas. A jogabilidade certamente fica mais intuitiva, já que se assemelha muito à dos video games.

Canabalt HD

Games de corrida “sem fim” ficaram muito populares devido à simplicidade na jogabilidade e aos desafios constantes para quebrar recordes. O Canabalt HD é um dos mais famosos neste segmento, mas os controles na tela podem ser um pouco irritantes e atrapalhar quem está em uma parte muito avançada do jogo.

Apesar de não ser preciso utilizar muitos comandos, o jogador pode obter vantagem ao usar um gamepad, já que terá maior precisão nos controles e não passará raiva por conta de problemas com a interação de toque na tela. Basta parear seu acessório e começar a se divertir!

Grand Theft Auto: San Andreas

O tão aclamado jogo que conquistou milhões no PlayStation 2 funciona perfeitamente no Android e no iOS, mas a jogabilidade com os gamepads fica muito melhor. De acordo com a informação oficial da Rockstar, o GTA: SA é compatível com a maioria dos controles USB e com alguns modelos que utilizam a tecnologia Bluetooth.

Em nossos testes, o jogo funcionou sem dificuldades, mas pode ser que você precise ajustar alguns comandos. Nesses casos, recomendamos a utilização do programa GameKeyboard + (que custa aproximadamente 8 reais) para mapear os controles dos seus jogos favoritos.

Detalhe: se você gosta mais de Grand Theft Auto III ou do Vice City, pode ficar tranquilo, pois ambos são compatíveis com gamepads Bluetooth.

Max Payne

Esse é outro grande clássico da Rockstar que  fica muito melhor se aproveitado com um controle. Devido à necessidade de movimentação da câmera e de personagem simultaneamente, muitas vezes ter um gamepad pode ser vantajoso, já que é possível ter uma mira mais precisa e ainda ativar outros comandos necessários durante a jogatina.

Assim como os games da série GTA, o Max Payne deve rodar tranquilamente com a maioria dos c ontroles de video game. Obviamente, se você quiser, é possível mapear alguns botões usando aplicativos de terceiros.

Sonic 4

O famoso ouriço fez sucesso ao iniciar sua carreira no saudoso Mega Drive. O quarto episódio do raio azul fez muito sucesso quando chegou às plataformas móveis, mas o esquema de comandos na tela sempre foi complicado, já que não é tão simples usar o impulso e desviar de todos os obstáculos com tamanha rapidez.

Felizmente, assim como outros títulos da SEGA, o jogo Sonic 4 é compatível com os principais controles Bluetooth. Testamos o game Sonic 4: Episode II e pudemos nos divertir muito mais com o acessório Nyko Playpad.

SoulCraft

Os games de RPG são perfeitos para curtir no computador e nos consoles, já que os co ntroles facilitam a interação com o personagem e o uso de diversos elementos no game. Nos smartphones, a jogabilidade é prejudicada, ainda mais em telas de menor tamanho.

Felizmente, o jogo SoulCraft é compatível com co ntroles Bluetooth. Ao parear seu controle, você pode movimentar o personagem e aproveitar todas as funcionalidades sem precisar usar nenhum comando de tela para interagir no incrível mundo do game.

Street Fighter IV

É claro que nossa lista não estaria completa sem um game de luta e, obviamente, nada melhor do que aproveitar o famoso jogo da Capcom com um bom controle. O título exclusivo para iOS é compatível  com gamepads que usam a tecnologia Bluetooth.

Um pequeno inconveniente, contudo, é que os controles virtuais (aqueles que aparecem sobre a interface do game) não podem ser removidos da tela. De qualquer forma, a jogabilidade fica muito melhor e você poderá realizar combos e golpes mais audaciosos com muita facilidade.

THE KING OF FIGHTERS Android

Para quem é fã da série de jogos de luta da SNK, temos o prazer de informar que o game publicado pela G-Gee é compatível com controles Bluetooth. Com o uso de um acessório para games, você pode avançar muito mais nos torneios deste jogo de Android.

Virtua Tennis

Conforme comentamos, a SEGA capricha na hora de atender a todos os jogadores. Virtua Tennis é mais um título da desenvolvedora que é compatível com os principais gamepads, sendo que ele também funciona com periféricos que usam a tecnologia Bluetooth.

Se você ainda não se encorajou a adquirir este game por conta dos controles complicados, então pode ser que a compatibilidade com acessórios Bluetooth seja motivo suficiente para você investir uma graninha no título e se divertir nos torneios de tênis.

Zen Pinball HD

Jogar pinball não é impossível com os comandos de tela, sendo que a mecânica de jogo se adapta muito bem até mesmo em displays menores. Entretanto, a jogatina pode ficar bem mais fácil e intuitiva.

Quem já jogou Zen Pinball HD sabe bem que os comandos de toque na tela podem ser irritantes, ainda mais que, em alguns casos, ao pressionar o display múltiplas vezes, mesmo que sem querer, o jogo pode dar “tilt”. Se você usar um gamepad, isso não deve acontecer nunca mais, já que os botões não são tão sensíveis.

Uma infinidade de jogos compatíveis

Os títulos listados acima são apenas alguns dos tantos compatíveis com controles Bluetooth. Infelizmente, muitos jogos famosos, como FIFA, Need for Speed, Modern Combat e outros que gostaríamos de aproveitar com um gamepad, apresentam problemas ou total incompatibilidade com esse tipo de tecnologia.

De qualquer forma, há muitos games menos famosos, mas ainda muito divertidos, que podem ser configurados para a jogatina com um gamepad. O site Android Gamepad Games — que tem um nome bem esclarecedor — é ideal para você consultar quais dos jogos que você gosta são compatíveis com controles de video game. Qual jogo você vai curtir com um gamepad?

Cupons de desconto TecMundo: