Seleção: jogos da era 8-bits para saudosistas

3 min de leitura
Imagem de: Seleção: jogos da era 8-bits para saudosistas

Quem é veterano no mundo dos jogos já deve ter segurado um cartucho de video game em mãos e imaginado como uma simples caixinha era capaz de promover games tão fantásticos! Felizmente os consoles modernos utilizam mídias óticas no lugar dos velhos cartuchos, garantindo que eles atinjam um nível técnico muito superior.

Mas nem por isso as doces lembranças do nosso primeiro video game estão mortas, os games da geração 8 e 16 bits agora estão nas nuvens. Sem cartuchos, mídias óticas ou controles, jogue os clássicos do NES, Master System, Mega Drive ou PC direto da internet por meio do navegador. Abandone sua placa de vídeo, a diversão aqui está por conta da nostalgia!

Lemmings

Eles são tão obedientes quanto tapados, somente com um bocado de ações precisas é que você seria capaz de salvá-los. Lemmings é um clássico absoluto dos games de estratégia dos PCs que também ganhou versões para consoles. Nele seu objetivo era empregar tarefas para que os “lemmings” continuassem sua jornada sem muitas baixas.

Lemmings Online

Joguinhos diversos

Ou você sempre foi fã dos joguinhos casuais e de passatempos aditivos de ligar pedras coloridas, sudoku, solitaire e afins? Então se prepare para conhecer um site com uma enorme coleção de games de Atari, nativos do Windows e outros jogos. Também não é preciso baixar nada, basta acessar e escolher seu desafio favorito.

Doof

Mega Drive e Master System

Quem precisa de um emulador para jogar os clássicos games da SEGA quando ela própria disponibiliza seus games em Flash? Play SEGA é um serviço que transforma os clássicos do Master System e Mega Drive como Sonic, Golden Axe e Altered Beast em jogos de navegador.

Play SEGA

Infelizmente os melhores games são exclusivos para jogadores VIP (com acesso pago), mas o jogador pode efetuar um cadastro gratuito. Alguns títulos estão disponíveis para download, assim você transforma seu PC em um console clássico da SEGA.

Doom, Heretic e Hexen

Então no lugar de um video game você tinha ou sonhava em ter um computador capaz de rodar Doom e os outros games de tiro em primeira pessoa? Eis aqui um site que oferece uma verdadeira carnificina com inúmeros inimigos, mas em apenas 256 cores diferentes.

Doom Online

Jogue o primeiro Doom, Hexen e Heretic (todos clássicos baseados na engine de Doom) direto do navegador. Mesmo que você nunca tenha jogado um FPS que utilize apenas o teclado, vale a pena conhecer estes games que mancharam muitos monitores de vermelho.

Coleção completa do NES

Até agora você já conferiu vários games que marcaram sua infância e já está com os olhos marejados, mas nenhum console recebeu sua biblioteca completa de jogos. Super Mario Bros., Mega Man, Zelda e todos os outros clássicos da Nintendo estão a um clique de você!

Virtual NES

Nem aquela locadora de “fitas” perto da sua casa possuía tantos games para o Nintendinho quanto este site! É só acessar e escolher seu jogo pela lista em ordem alfabética, a coleção de Virtual NES é realmente impressionante. Se desejar, configure até o joystick do PC para se comportar como o do console.

Não se fazem mais games como antigamente

Se toda essa história de reviver os clássicos dos consoles e do PC despertou certa nostalgia, este é o momento ideal para abrir sua carteira, ao menos segundo técnicas apelativas de marketing. Good Old Games é um serviço de distribuição digital de jogos para PC que só trabalha com os maiores clássicos.

Good Old Games

Enche os olhos ver games como Duke Nuken 3D, Phantasmagoria, Fallout e Heroes of Might and Magic II à venda em sua versão original. São poucos os títulos que podem ser baixados de graça, mas a sensação é como passear em um sebo só de games onde o preço máximo é U$ 9,99.

Além de refrescar a memória dos saudosistas, conhecer o passado dos games é interessante para qualquer jogador. É legal observar que a indústria muitas vezes se baseia em ideias antigas para criar um jogo novo. Olhar para o passado e compará-lo com o presente também nos ajuda a prever o futuro dos games.

Será que um dia poderemos jogar Modern Warfare 2 e GTA IV pelo navegador? Pense que imaginar Doom desta forma um dia já foi tão absurdo quanto essa comparação!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.