Confira 4 jogos brasileiros que são destaques no festival BIG

3 min de leitura
Imagem de: Confira 4 jogos brasileiros que são destaques no festival BIG

Desde o dia 22 de novembro, o Museu da Imagem e do Som (MIS) da cidade de São Paulo tem abrigado o Brazilian International Game Festival (BIG), evento que reúne fãs e desenvolvedores independentes em oficinas, workshops, debates e, principalmente, cria o local ideal para fazer contatos nessa indústria que só tende a crescer.

Um dos destaques do festival tem sido uma exposição, no segundo andar, de excelentes títulos criados por produtoras e estúdios do mundo todo. E não são apenas países da Europa e da América do Norte que se destacam na mostra: o Brasil está bem representado por quatro títulos muito bacanas e que, talvez, sejam pouco conhecidos do público em geral.

1. Mr. Bree: Returning Home +

Bree era um porco normal, desses com esposa, filho e ocupações rotineiras. Uma tarde, porém, depois de um acidente, ele acorda sem memória e precisa reencontrar o caminho para casa. Essa é a trama por trás desse jogo de puzzle e plataforma que deve fazer você gastar algumas horas na frente do computador tentando vencer cada nível.

(Fonte da imagem: Reprodução/Taw Studio)

Durante o BIG, tivemos a oportunidade de jogar um pouco da versão Plus de Mr. Bree, que traz o primeiro game — disponível gratuitamente para jogar online — totalmente remasterizado e expandido. Podemos garantir que o resultado final será muito satisfatório. No site da produtora do game, a Taw Studio, é possível conferir uma comparação entre as duas versões.

2. Qasir al-Wasat: a night in-Between

Apesar do nome em árabe e da trama se passar na Síria, esse é um jogo brasileiríssimo. Disponível tanto para Windows quanto para Mac, Qasir al-Wasat conta a história de uma criatura frágil e invisível que, depois de ser invocada em pleno século 12, se vê envolvida em uma missão de espionagem e assassinato.

Com mecânica simples e áudio e vídeo experimentais, Qasir al-Wasat: a night in-Between foi desenvolvido pelo Aduge Studio e, atualmente, conta com nota 9,3 no Desura, plataforma onde o game é vendido por R$ 21. Quem estiver interessado em testá-lo também pode baixar a versão Demo gratuitamente, pelo mesmo site.

3.  Knights of Pen & Paper

Criado pelo Behold Studios, Knights of Pen & Paper é um RPG para Android com gráficos de estilo retrô e que possui como grande inspiração os livros de Role Playing Game dos anos 90. O jogador deve controlar tanto os personagens quanto o próprio Dungeon Master, ou seja, o responsável por narrar a aventura.

No total, o jogo possui 12 diferentes classes, sendo que seis são desbloqueáveis, e 17 personagens, dos quais cinco também devem ser desbloqueados. Além disso, são mais de 100 quests, 50 monstros diferentes e cerca de 100 itens que podem ser coletado ao longo das aventuras. As batalhas são baseadas em turno, como no bom e velho RPG de mesa.

4. Out There Somewhere

Mais um game com gráficos em estilo pixel art, mas, desta vez, para o gênero plataforma. Out There Somewhere é criação do estúdio MiniBoss e traz como personagem principal Yuri, um astronauta vindo do Grande Planeta Mãe que arrisca a vida em difíceis tarefas espaciais.

(Fonte da imagem: Baixaki)

O jogo pode ser testado gratuitamente e está repleto de puzzles que requerem, inclusive, o uso de uma arma capaz de teletransportá-lo para outras regiões da fase. Não se esqueça de evitar os inimigos e de prestar atenção nos cenários, já que itens espalhados por eles podem ser muito úteis. Um bom exemplo são os espelhos capazes de refletir tiros laser.

E então, quais desses você já jogou? Depois de testá-los, não deixe de compartilhar suas impressões sobre os games. Estamos curiosos para saber a avaliação de vocês dos games nacionais. Para quem ainda não foi ao MIS conferir as palestras e a mostra do BIG, saiba que o evento vai até o dia 2 de dezembro.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.