Terapia com video game ajuda no tratamento de deficiência visual

1 min de leitura
Imagem de: Terapia com video game ajuda no tratamento de deficiência visual
Avatar do autor

(Fonte da imagem; Berkeley)

Ambliopia, também conhecida como "olho preguiçoso", é uma deficiência do desenvolvimento normal do sistema visual que pode causar a redução ou a perda da visão. Atualmente o tratamento mais comum é a oclusão, ou seja, o uso de um tampão durante a infância que força o desenvolvimento do olho deficiente. No entanto, a prática deixa de ser eficaz após os oito anos de idade.

Em busca de novos métodos de combate à ambliopia, pesquisadores da Universidade de Berkeley realizaram um estudo utilizando video games comuns no tratamento de jovens e adultos com resultados muito interessantes. A terapia com video games foi utilizada no tratamento de um grupo de 20 pessoas entre 15 e 61 anos com ambliopia.

Os pacientes participaram de várias sessões de 2 horas de jogo (que totalizaram 40 horas). Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro foi submetido a partidas de Medal of Honor: Pacific Assault. Já o segundo grupo combinou sessões do jogo SimCity Societies com a técnica da oclusão do olho “bom”.

O estudo comprovou uma melhora na acuidade visual e percepção tridimensional. De acordo com o Dr. Roger Li, autor e coordenador da pesquisa, essa é a primeira prova concreta de que os video games podem ajudar na recuperação da acuidade visual de adultos com ambliopia.

Vale lembrar que, no início do ano, durante a Consumer Electronics Show (CES), um jogo comandado através da movimentação dos olhos mostrou outra aplicação dos jogos no tratamento da ambliopia.

Via Baixaki Jogos

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Terapia com video game ajuda no tratamento de deficiência visual