Terapia com video game ajuda no tratamento de deficiência visual

1 min de leitura
Imagem de: Terapia com video game ajuda no tratamento de deficiência visual

(Fonte da imagem; Berkeley)

Ambliopia, também conhecida como "olho preguiçoso", é uma deficiência do desenvolvimento normal do sistema visual que pode causar a redução ou a perda da visão. Atualmente o tratamento mais comum é a oclusão, ou seja, o uso de um tampão durante a infância que força o desenvolvimento do olho deficiente. No entanto, a prática deixa de ser eficaz após os oito anos de idade.

Em busca de novos métodos de combate à ambliopia, pesquisadores da Universidade de Berkeley realizaram um estudo utilizando video games comuns no tratamento de jovens e adultos com resultados muito interessantes. A terapia com video games foi utilizada no tratamento de um grupo de 20 pessoas entre 15 e 61 anos com ambliopia.

Os pacientes participaram de várias sessões de 2 horas de jogo (que totalizaram 40 horas). Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro foi submetido a partidas de Medal of Honor: Pacific Assault. Já o segundo grupo combinou sessões do jogo SimCity Societies com a técnica da oclusão do olho “bom”.

O estudo comprovou uma melhora na acuidade visual e percepção tridimensional. De acordo com o Dr. Roger Li, autor e coordenador da pesquisa, essa é a primeira prova concreta de que os video games podem ajudar na recuperação da acuidade visual de adultos com ambliopia.

Vale lembrar que, no início do ano, durante a Consumer Electronics Show (CES), um jogo comandado através da movimentação dos olhos mostrou outra aplicação dos jogos no tratamento da ambliopia.

Via Baixaki Jogos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.