Privacidade: acesso completo à conta Google em Pokémon Go foi um erro

2 min de leitura
Imagem de: Privacidade: acesso completo à conta Google em Pokémon Go foi um erro

Se você é do tipo de usuário que se preocupa sempre que um aplicativo exige acesso a mais informações do que deve, certamente viu que muitos jogadores estavam com a pulga atrás da orelha pelo fato de Pokémon Go “possuir acesso completo à sua conta Google”. Para acalmar os ânimos, a produtora Niantic se pronunciou e esclareceu que não é exatamente isso que acontece.

Segundo a produtora, o game em questão solicita apenas o acesso a informações básicas do usuário, como identificações e os endereços de email dos jogadores, algo que foi confirmado pela própria Google. Além disso, ela mencionou que já está trabalhando em uma correção para esse problema, e esta deve ser disponibilizada o mais rápido possível.

Confira o comunicado feito pela Niantic a seguir:

Recentemente nós descobrimos que o processo de criação de contas de Pokémon Go no iOS erroneamente solicitava acesso completo à conta Google do usuário. Entretanto, Pokémon Go acessa apenas as informações básicas do seu perfil Google (especificamente, sua identificação de usuário e o endereço de email), e nenhum outro dado foi acessado ou coletado.

Pokémon Go acessa apenas as informações básicas do seu perfil Google (especificamente, sua identificação de usuário e o endereço de email), e nenhum outro dado foi acessado ou coletado

Assim que ficamos sabendo desse erro, começamos a trabalhar em uma correção para exigir acesso apenas às informações básicas do perfil Google, refletindo aquilo que nós realmente acessamos. [A] Google verificou que nenhum outro tipo de informação foi obtida ou acessada por Pokémon Go ou pela Niantic. [A] Google vai reduzir em breve as permissões para acessar apenas o essencial para Pokémon Go, e os usuários não vão precisar fazer nada nesse sentido.

Segundo relatos que estão correndo a rede, tal problema afetou apenas aqueles que se divertem no iOS e optaram por usar a conta Google para realizar o acesso ao game. Donos de aparelhos Android não foram afetados pelo erro.

Fique tranquilo: você pode jogar Pokémon Go tendo a certeza de que a Nintendo e a Niantic não estão bisbilhotando a sua vida

Temos que pegar!

Não há dúvidas de que Pokémon Go se tornou uma febre entre o público, e os executivos da Nintendo certamente estão com sorrisos largos nos rostos ao descobrir uma nova “máquina de fazer dinheiro”. Tanto é que, no lançamento do game, diversas pessoas correram para encontrar uma forma de baixar o título e curtir a novidade, o que levou a Niantic a fazer uma distribuição gradativa do game.

Evidentemente, o Brasil não está na leva inicial daqueles que têm a oportunidade de curtir, sem nenhum tipo de barreira ou bloqueio, aquilo que o título oferece. Porém, isso não impede que tenhamos acesso a diversas notícias envolvendo o jogo, incluindo algumas mais bizarras, como o fato de uma garota ter encontrado um cadáver humano enquanto jogava.

Pokémon Go foi desenvolvido para Android e iOS. Há uma petição feita por alguns jogadores para tentar convencer a Nintendo e a Niantic a desenvolver uma edição do título para Windows 10 Mobile, mas ainda não há nenhum tipo de pronunciamento oficial sobre esse assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.