Hacker consegue rodar Steam no PS4 [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Hacker consegue rodar Steam no PS4 [vídeo]

O sonho de muitos gamers de poder jogar seus títulos do Steam diretamente de seu console – do PS4, mais exatamente – acaba de se tornar realidade. Graças a um hack feito recentemente, gamers foram capazes de rootear a versão 1.76 do firmware do aparelho, dando a eles acesso a toda a biblioteca de suas contas no serviço da Valve.

Para funcionar, o sistema usa como base o jailbreak criado tempos atrás para o aparelho, em conjunto do Arch Linux. Como muitos leitores já devem imaginar, fazer isso funcionar não é tarefa fácil: o processo todo envolve a exploração de uma série de vulnerabilidades de uma das primeiras versões do firmware do PS4 (que já está na versão 3.50, vale notar) e algumas bibliotecas desenvolvidas especialmente para que os games do PC rodem no console.

Se você duvida que todo esse processo funciona, basta ver o vídeo abaixo. Nele, o youtuber OsirisX mostra seu PS4 rodando a plataforma do Linux e, com isso, sendo capaz de acessar o Steam. Obviamente, como o que importa aqui são os games, ele ainda mostra seu console executando Bastion normalmente.

É preciso lembrar que, obviamente, o console não é capaz de rodar absolutamente tudo com máxima liberdade; afinal, as versões de PC de vários games costumam pedir um hardware superior do que aquele oferecido pelo PS4. Infelizmente, como esse não é um método oficial, também não seria surpresa ver a Sony corrigindo essa brecha em um futuro próximo.

Mesmo assim, isso ao menos manda a mensagem tanto para a Valve quanto para a Sony de que os fãs realmente querem ter acesso aos seus títulos do Steam no console quando possível. Quem sabe, com sorte, eles não resolvem usar os consoles que temos atualmente como uma possível Steam Machine?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.