A centelha se apaga: Microsoft anuncia o fim do Project Spark

2 min de leitura
Imagem de: A centelha se apaga: Microsoft anuncia o fim do Project Spark
Imagem: Xbox Store

Lembra-se do Project Spark, aquela simpática ferramenta de criação de jogos, animações e todo o tipo de experiência diretamente de seu PC ou Xbox One lançada pela Microsoft ainda em 2014? Pois parece que, depois de todo esse tempo de atividade, a plataforma está chegando ao fim.

As más notícias vieram através de um post oficial postado na própria página do game na última sexta-feira (13). Nela, a empresa explicou que o título sairia tanto da Xbox Marketplace quanto da Windows Store a partir daquele dia. Já a possibilidade de baixar conteúdos – sejam ferramentas online, projetos feitos por outros jogadores ou suas próprias criações – vai ficar indisponível a partir de 12 de agosto.

Confira logo abaixo parte da mensagem trazida pela empresa:

“A partir de 13/5/16, ‘Project Spark’ não vai mais estar disponível para download no Xbox Marketplace ou na Windows Store. Para usuários existentes do ‘Project Spark’, os serviços online vão estar indisponíveis depois de 12/8/16. Sem os serviços, jogadores não vão mais ser capazes de baixar conteúdo gerado pelo usuário ou baixar suas próprias criações. Se você quiser acessar o conteúdo gerado por usuários offline, você vai ter que baixá-lo antes de 12/8/16. Certifique-se de baixar suas criações favoritas da comunidade e seus próprios uploads se eles não forem salvos localmente. Nós também estamos cientes de que após transitar o ‘Project Spark’ para ser um motor de incubação livre no último outono, alguns jogadores podem ter comprado o jogo nas revendas, e criamos passos sobre como obter um crédito para esses jogadores.

Essa foi uma decisão extremamente difícil para nosso time que nós não levamos de forma leviana. Quando o ‘Project Spark’ transitou do desenvolvimento ativo no último outono, muitos dos membros de nosso time se mudaram para outros projetos dentro da Microsoft Studios. Enquanto isso significa que não houve demissões na Microsoft, também significa que simplesmente não é mais viável continuar o trabalho por trás dos bastidores envolvido com manter o ‘Project Spark’ funcionando com atualizações significativas e correções de bugs, então nós chegamos a essa difícil decisão.”

Segundo a empresa, aqueles que compraram o game e cadastraram o código do título em seu console ou PC depois do dia 5 de outubro de 2015 não vão sair no prejuízo. Para compensar o fato de terem a plataforma tirada do ar, os gamers serão compensados com créditos para usar nas lojas da empresa, que vão ser adicionados à sua conta automaticamente dentro dos próximos dois meses.

Você já jogou Project Spark alguma vez? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.