Overwatch: veja o que você sabe e ainda não sabe da proposta da Blizzard

3 min de leitura
Imagem de: Overwatch: veja o que você sabe e ainda não sabe da proposta da Blizzard

Já diz o velho ditado: em time que está ganhando, não se mexe. Mas a Blizzard, que traz um selo de qualidade exclusivo em seus produtos, quer desafiar essa premissa e vai pisar num terreno que, até então, era desconhecido por ela: o dos shooters. Overwatch pode ser um divisor de águas para essa gigante da indústria dos games.

Pisar num terreno desconhecido não significa, necessariamente, que a Blizzard estará pisando em ovos. Na verdade, a empresa é veterana no quesito multiplayer e, sobretudo, na criação de personagens carismáticos, elementos que constroem um “lore” (isto é, um universo) rico e lotado de referências internas. E, nesse sentido, Overwatch respeita tudo aquilo a que se propõe.

Nós jogamos o Beta fechado, experimentamos uma versão aprimorada num evento especial organizado pela Blizzard em São Paulo e estamos estufados de ansiedade para provar o gostinho final, que deve ser tão saboroso quanto os aperitivos. O mais legal disso tudo não é somente a qualidade do jogo em si, que flerta com os MOBAs da vida e traz um robusto shooter de arena, mas sim o foco da Blizzard aqui no Brasil, que hoje está completamente mapeado nos planos da dona de World of Warcraft, Hearthstone e afins.

A criação de personagens carismáticos sempre foi ponto alto da Blizzard

As curiosidades que você (talvez) não saiba

Durante o evento realizado especialmente para a imprensa – em que estavam alguns “hermanos" de outros países da América Latina, inclusive –, algumas curiosidades mais que válidas sobre o lore de Overwatch foram descritas por Daniel Kawano, gerente de relações públicas da Blizzard por aqui.

Os pontos-chave são os seguintes:

  • O jogo tem 21 heróis, selecionáveis a qualquer momento durante as partidas (portanto, pratique o “desapego”).
  • Cada personagem tem a capacidade de se adaptar àquilo que é necessário nas batalhas.
  • O jogo se passa depois de um momento de conflito entre humanos e humanoides.
  • Há três modos: ataque, escolta e controle.
  • Você sempre joga com heróis, e não classes.
  • O futuro de Overwatch é gratuito!
  • A ambientação é a Terra.

Futuro gratuito!

Para quem não sabe, o game foi originalmente concebido como um free-to-play e inclusive tem esse formato. Quando a Blizzard optou por tornar o game pago, uma consequência dessa decisão será ótima lá na frente: Overwatch não terá DLCs compráveis.

Muitos heróis estarão disponíveis logo de cara – e os futuros não serão cobrados

Nada de cobranças por heróis, mapas, skills especiais ou coisas do tipo. O futuro do jogo é gratuito – e isso foi ressaltado mais de uma vez por Kawano. “Você paga o preço cheio e pronto. Pensamos nessa estratégia para não gerar dúvidas aos usuários e, dessa forma, podemos oferecer todos os futuros conteúdos gratuitamente. A dinâmica é essa”, explicou.

Conteúdos multimídia: quadrinhos digitais e animação

A Blizzard quer trabalhar bem no conceito de “universo expandido”, isto é, quando uma franquia é explorada fora da caixa, não se restringindo apenas aos video games. E assim será Overwatch, que vai ganhar quadrinhos digitais e animações ao longo do tempo. Já existe um lindo curta disponível na web; confira só:

Esse é o lado bom da história. O lado melhor ainda? Tudo isso virá dublado em português brasileiro – e com aquele selo de qualidade e de preocupação da Blizzard. A animação está simplesmente fantástica, como nos grandes clássicos da Disney ou da Dreamworks. Até o toque de magia está ali.

Os quadrinhos também serão traduzidos para o nosso idioma e apresentarão histórias que complementam o universo que a Blizzard quer construir em Overwatch. A ideia é ter um produto de longo prazo, assim como as outras franquias que a gigante já tem no portfólio – todas, sem exceção, prezam pelo longo prazo.

Open Beta já já! Fique ligado!

O Open Beta de Overwatch vai rolar dos dias 5 a 9 de maio em todas as plataformas. Quem fizer a pré-compra, já disponível, terá acesso a partir do dia 3. As reservas vão até o próximo dia 29. O lançamento de Overwatch está agendado para 24 de maio no PlayStation 4, Xbox One e PC. Ansioso? Conte para nós suas expectativas.

Overwatch está chegando! Você acha que a Blizzard vai acertar a mão? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.