Outro universo: veja 10 games que dariam certo na realidade virtual

5 min de leitura
Imagem de: Outro universo: veja 10 games que dariam certo na realidade virtual

Quer você queira ou não, a realidade virtual já está entre nós. Cresce a cada dia o número de opções voltadas para essa tecnologia, e não há dúvidas de que os jogos estão entre elas. Atualmente, podemos ver projetos de estúdios conhecidos e outros que, apesar de estarem dando os primeiros passos, mostram que caminham na direção certa.

Porém, quem está de olho nas notícias certamente percebeu que poucos games de peso estão recebendo versões compatíveis com os acessórios de realidade virtual – o que é uma pena, já que há diversos títulos que certamente ganhariam um novo fôlego caso fossem portados (ou mesmo ganhassem uma versão) destinada ao uso desses dispositivos.

Já imaginou como seria a matança de zumbis de The House of the Dead ou mesmo as infiltrações de Snake em Metal Gear Solid utilizando um Oculus Rift ou o PlayStation VR? Os “pegas” em Burnout teriam uma outra sensação caso você pudesse ver tudo por outro ângulo?

Se essas perguntas já passaram pela sua cabeça, trazemos abaixo algumas franquias e jogos que certamente conseguiriam chamar atenção daqueles que compraram um par de óculos de realidade virtual – e, como é costume, caso lembre que algum título que não está na lista, você é livre para compartilhar a sua opinião no espaço destinado aos comentários.

1. The House of the Dead

Alguns zumbis de The House of Dead costumam aparecer de surpresa, então o jogador teria que se preparar para qualquer coisa

Andar pelas áreas apresentadas em The House of Dead sempre garantiu a diversão daqueles que gostam de jogos “on rails” (ou seja, nos quais o personagem se desloca sozinho e você só precisa eliminar quem aparece no caminho), e temos a certeza de que essa experiência ficaria ainda melhor caso pudéssemos ver tudo por um outro ângulo (o que também garantiria alguns sustos).

2. Fatal Frame

Teria coragem de encarar uma série de sustos em Fatal Frame usando um dispositivo de realidade virtual?

Esse é para os que são realmente corajosos. O motivo? Estamos falando de um jogo que envolve tirar fotos de fantasmas, o que, por si só, já faria alguns tremerem na base. Agora, imagine qual seria a sensação de andar por ambientes escuros e desertos e ser surpreendido por criaturas que possivelmente estariam, ao menos virtualmente, a poucos centímetros de distância?

3. No Man’s Sky

Este seria um dos vários ambientes que você poderia explorar com o auxílio do Oculus Rift ou do PlayStation VR

Esse certamente é um dos lançamentos mais aguardados do ano, uma vez que a sua proposta atraiu a atenção de diversos jogadores. Aqui, o seu objetivo é desbravar áreas desconhecidas, enfrentar inimigos perigosos e compartilhar suas descobertas com o restante da comunidade – tudo isso embalado por voos e caminhadas que certamente se tornariam mais agradáveis se o grau de imersão pudesse ser ainda maior.

4. Metal Gear Solid

Hideo Kojima, criador de Metal Gear, curte brincar com coisas novas e possivelmente usaria algo do gênero caso ainda estivesse trabalhando na série

Os ambientes de espionagem de Metal Gear Solid são bem vastos, e ter a oportunidade de observar cada um deles sob a ótica do próprio Snake seria algo recompensador para muitos fãs da série. Aplicar um CQC, interrogar um inimigo ou mesmo rastejar para se esconder de alguém... tudo isso certamente ficaria melhor caso pudéssemos usar o Oculus Rift ou o PlayStation VR.

5. Burnout

Você ficaria com frio na barriga observando algo do gênero diante dos seus olhos?

A série Burnout certamente conquistou muitos fãs de velocidade ao redor do globo, seja pela velocidade ou pela quantidade de acidentes que podem acontecer em uma corrida. Agora, imagine como seria tudo isso caso você pudesse mexer o seu rosto e acompanhar tais eventos por outra perspectiva e quem sabe até mesmo uma opção para observar todos os detalhes do carro ainda mais de perto.

6. Ace Attorney

Quem aí curtiria a ideia de apontar na cara de alguém e gritar "Objection!"?

Quem jogou os games da série Ace Attorney certamente conhece as mecânicas do título: além de participar de julgamentos, você também precisa visitar locais importantes e coletar provas para incriminar pessoas – algo que seria muito bem-vindo no cenário da realidade virtual, deixando o jogo ainda mais divertido.

7. SimCity

Consegue imaginar o Godzilla destruindo isso tudo e você acompanhando tal cena de perto?

“Nossa, vocês colocaram um game de construir cidades nessa lista”, alguns podem pensar. Porém, pense nas possibilidades que poderiam se abrir caso tivéssemos a oportunidade de conferir tudo isso com o auxílio de um par de óculos de realidade virtual: ver a cidade sendo construída ao seu redor seria apenas uma das vantagens, especialmente se, de alguma forma, fosse lançada uma versão que permitisse interagir com a população local.

8. Yakuza

Fãs de pancadaria também merecem curtir um bom game com um par de óculos de realidade virtual, e Yakuza será um bom pontapé inicial

Curte games que envolvem pancadaria? Agora, imagine a possibilidade de fazer tudo isso utilizando o PlayStation VR e uma par de PlayStation Move para esmurrar aqueles que se colocam no caminho. Isso certamente é algo que chamaria atenção dos fãs da série e com certeza deixaria a troca de sopapos ainda mais divertida.

9. Star Fox

Star Fox seria uma boa aposta para a Nintendo no universo dos dispositivos virtuais

Tudo bem, sabemos que a Nintendo não está apostando nos dispositivos de realidade virtual, mas temos aqui uma opção que seria no mínimo divertida e, ao mesmo tempo, curiosa: afinal, além dos combates com veículos variados, ficamos alguns segundos imaginando como seria realizar um “barrel roll” (manobra evasiva na qual a nave gira para um dos lados) com tudo se movendo à sua frente.

10. Battlefield

Consegue imaginar como seria ver tudo isso na sua frente?

Faltava um game de guerra nessa relação, e possivelmente Battlefield seja o que oferece mais possibilidades para os fãs de um bom tiroteio. Além de ser enganado várias vezes achando que as balas e granadas realmente iriam acertá-lo, também seria divertido usar os vários veículos existentes no jogo, checar os seus interiores e, evidentemente, eliminar quem estivesse no caminho como se fosse um soldado de verdade.

Na sua opinião, qual série deveria ser transportada o quanto antes para o mundo da realidade virtual? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.