Entrou pelo cano? Fases criadas em Mario Maker são apagadas sem razão

2 min de leitura
Imagem de: Entrou pelo cano? Fases criadas em Mario Maker são apagadas sem razão

Jogos como Super Mario Maker permanecem firmes e fortes com o apoio de conteúdo criado pela comunidade. Porém, parece que alguns usuários estão tendo surpresas nada agradáveis na aventura mais recente protagonizada pelo personagem da Nintendo, já que suas fases estão sumindo dos servidores do jogo.

O site Kotaku reuniu uma série de mensagens de pessoas que viram, de repente, seus cenários sumindo da lista de fases disponíveis para a comunidade. Um dos casos mais recentes foi publicado por um usuário conhecido como BakeToRise no site Reddit, onde ele informa que um estágio criado por sua filha simplesmente desapareceu.

“Sei que isso já foi publicado antes, mas estou nervoso. A fase que minha filha investiu três horas para fazer, intitulada Mario Cake Yoshi, foi apagada menos de uma hora depois de ter sido enviada para o servidor. Estávamos jogando 100 Mario Challenge quando recebemos uma notificação de que alguém havia jogado sua fase e dado uma nota. Fomos checar as estatísticas e ele sumiu sem motivo. Nada nele dava motivos para isso. Espero que a Nintendo nos explique o motivo de isso estar acontecendo”, escreveu BakeToRise na última terça-feira (15).

Há inclusive alguns vídeos mostrando tanto o estágio em questão quanto a notificação de que alguém tinha se aventurado em Mario Cake Yoshi.

Além do jogador acima, outro caso recente é o de um usuário do GameFAQs conhecido como MarioMan847. Segundo ele, dois de seus estágios foram removidos sem qualquer explicação, e ao entrar em contato com o suporte da Nintendo o atendente não encontrou nenhum motivo para que isso acontecesse (nas palavras do jogador, o funcionário inclusive checou o nome de uma das fases e uma foto, e concluiu que tudo estava de acordo).

Aliás, não é difícil encontrar outras pessoas que se encontram no mesmo barco. Uma pesquisa rápida no Google traz alguns resultados de pessoas que tiveram suas fases deletadas, e esses relatos não são recentes. Este aqui, por exemplo, data de dezembro de 2015, mostrando que tais sumiços já acontecem há algum tempo.

E o que a Nintendo diz sobre isso?

Apesar de ainda não ter se pronunciado oficialmente em relação aos casos mais recentes, a casa de Mario mantém uma mensagem informando que, após um período de tempo, as fases que não possuem um grau de popularidade muito alto são removidas dos servidores.

“Por favor, tenha ciência de que após um determinado período de tempo [as] fases com popularidade baixa serão automaticamente removidas dos servidores. [A] Nintendo se reserva no direito de usar as fases enviadas e o seu conteúdo, com ou sem alterações, para uso comercial ou não sem nenhum tipo de compensação a quem fez o upload”, diz a mensagem.

Será que as fases de Super Mario Maker foram apagadas por conta da popularidade ou isso tem algo a ver com os servidores do jogo?

Vale mencionar que, quando uma fase é apagada do servidor de Super Mario Maker, ainda é possível jogá-la no console em que foi criada. Porém, isso passa bem longe do intuito principal do game, que é compartilhar suas criações com o restante da comunidade.

Super Mario Maker é um game exclusivo para Wii U.

E você, já teve alguma fase apagada ou conhece alguém que passou por esse problema em Super Mario Maker? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.