menu
Logo TecMundo
Minha Série

Fechamento da Lionhead repercute na indústria; ex-produtor de Fable dispara

Solidários, desenvolvedores anunciaram vagas aos ex-funcionários do estúdio; notícia pegou fãs de surpresa

schedule07/03/2016, às 13:27

Fonte:

Imagem de Fechamento da Lionhead repercute na indústria; ex-produtor de Fable dispara no tecmundo

Uma notícia triste esfriou a segunda-feira de fãs, desenvolvedores e indústria: a Microsoft cancelou Fable Legends e propôs o encerramento de atividades da Lionhead Studios. O fechamento do estúdio, em especial, pegou todos de surpresa, e as reações têm sido acaloradas no Twitter, a começar por Daniel Gray, que trabalhou como produtor em Fable 3.

Sem papas na língua, o artista disparou contra a Microsoft dizendo que a empresa é “destruidora de estúdios first-party” e que “sete anos atrás, a história era diferente”. O cara acredita até que existe um “carrasco” que espera em Redmond (nos EUA) até o “dia da avaliação”.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

— Daniel Gray (@Dan_Gray) 7 de março de 2016
Leia Mais
— Daniel Gray (@Dan_Gray) 7 de março de 2016

Solidários, profissionais do setor oferecem vagas a ex-funcionários

A pior parte desse cenário não é o fato de os fãs terem perdido uma franquia de peso – Fable –, mas sim, infelizmente, o desemprego que vai assolar o ex-funcionários da Lionhead. No entanto, num ato que mostra a força da comunidade de desenvolvedores, alguns profissionais se manifestaram no Twitter oferecendo vagas de trabalho.

O próprio Gray, após criticar a Microsoft, disse estar interessado em contratar pessoas para a Ustwo, estúdio de jogos (majoritariamente para dispositivos mobile) chefiado pelo artista.

— Daniel Gray (@Dan_Gray) 7 de março de 2016

Jessica Curry, co-fundadora da The Chinese Room, também mencionou que o estúdio está com vagas abertas para os interessados e não deixou de citar a Lionhead.

Leia Mais
— Jessica Curry (@jessicacurry2) 7 de março de 2016

Junto ao comunicado de desligamento da Lionhead, a Microsoft disse que a Press Play, responsável por Max: The Curse of Brotherhood, também vai fechar as portas. Phil Elliott, criador da Square Enix Collective, se referiu aos profissionais desse estúdio para oferecer vagas na IO Interactive.

— Phil Elliott (@Sly_Rebirth) 7 de março de 2016

Estúdios da Microsoft: nascem novos, fecham-se velhos

O atual contexto da Microsoft para a família Xbox não é visto com olhos muito positivos pelos fãs. Além de diversos exclusivos de peso chegarem ao PC – a exemplo de Quantum Break, Gears of War 4 e, possivelmente, Scalebound –, o fechamento de estúdios próprios é um revés para a indústria.

Leia Mais

As desenvolvedoras FASA Studio e Ensemble/Aces Studios deixaram de existir em 2007 e 2009, respectivamente. No entanto, desde então, nasceram estúdios como 343 Industries, The Coalition e Decisive Games, entre outros. Sem falar nas aquisições: Rare e, mais recentemente, Mojang são produtos da Microsoft.

Resta dar tempo ao tempo para que o encerramento da Lionhead seja absorvido da melhor maneira possível, pois nunca é demais lembrar que a empresa de Bill Gates sempre tem muitas cartas na manga – e os estúdios supracitados são algumas delas. É que engolir o fim de Fable é, realmente, bastante complicado. Por ora, a franquia está encerrada, a menos que seja vendida para algum outro estúdio.

Como você avalia o encerramento da Lionhead e, consequentemente, o fim de Fable? Opine no Fórum do TecMundo.