Hyperloop está próximo da realidade? Primeiros testes começam ano que vem

1 min de leitura
Imagem de: Hyperloop está próximo da realidade? Primeiros testes começam ano que vem
Imagem: YouTube

Você se lembra do Hyperloop, o veículo idealizado pelo bilionário Elon Musk? Caso esteja por fora do assunto, vamos dar uma resumida: trata-se de um trem que retira a energia de uso do sol e que poderá viajar a 1.100 km/h sob trilhos livre de atrito em um túnel construído especificamente para ele.

Como toda tecnologia que pode causar um grande impacto em nosso modo de vida, o meio de transporte estava com um futuro bem nebuloso e sem datas certas para aparecer. Contudo, parece que o projeto está um pouco mais próximo de se tornar realidade, pois os primeiros testes serão realizados no começo de 2016, no norte de Las Vegas.

Entretanto, a execução prematura da ideia não vai contar com todos os recursos propostos na ideia original. De acordo com a Hyperloop Tecnologies, o funcionamento irá acontecer a céu aberto, sem o túnel original. O intuito dos testes é ver na prática o sistema de aceleração do veículo, que pode ir de 0 a 540 km/h em apenas dois segundos.

Será que agora vai?

O projeto inicial vem de 2013, e muita coisa foi planejada até agora. Entretanto, estamos em 2015 e apenas em janeiro do ano que vem é que o trem-bala vai fazer a sua primeira viagem. Apesar de a pista de um quilômetro estrear ano que vem, não haverá pessoas no veículo.

De acordo com a companhia, colocar passageiros em um trajeto do Hyperloop só deve acontecer daqui a 32 meses, ou seja, no fim de 2018. Nesse meio tempo, a empresa quer construir novas pistas de testes, só que maiores e mais próximas da realidade.

Você viajaria em um trem que anda a 1.100 km/h? Comente no Fórum do TecMundo

Se o projeto for concluído, o trajeto entre Los Angeles e São Francisco (que tem 740 quilômetros) vai levar 30 minutos. Será que teremos um transporte de massa extremamente rápido até o início da próxima década?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.