menu
Logo TecMundo
Transportes

Empresa japonesa começará a testar carros autônomos como táxis em 2016

Os testes começarão a ser realizados na província de Kanagawa, próximo a Tóquio. A companhia espera já ter uma frota completa de táxis autônomos rodando pelo Japão até as Olimpíadas de 2020

schedule03/10/2015, às 05:50

Fonte: YouTube/RobotTaxi Channel

Imagem de Empresa japonesa começará a testar carros autônomos como táxis em 2016 no tecmundo

A companhia japonesa Robot Taxi anunciou que começará a testar em seu país de origem alguns táxis robóticos a partir do ano que vem, de acordo com uma matéria publicada no Wall Street Journal. A experiência acontecerá na província de Kanagawa, nos arredores de Tóquio, onde cerca de 50 pessoas usarão os táxis robôs para ir de casa até um mercado local e então de volta ao ponto inicial.

Para garantir a segurança dos passageiros durante esses testes, um operador humano estará atrás do volante, mas só deve intervir se algo der errado. Caso a iniciativa se mostre promissora, a companhia espera já ter uma frota completa dos veículos sem motorista em operação no Japão durante as Olimpíadas de Tóquio, em 2020.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Inicialmente, os táxis sem condutores deverão circular somente em áreas de pouco tráfego, além de ter um foco no turismo e nas pessoas com mais idade, devido ao alto índice de idosos naquele país – 33% da população japonesa já passa dos 60 anos. Isso explica a grande quantidade de iniciativas por lá que se focam no desenvolvimento de robôs para a realização de tarefas domésticas.

Provavelmente esta é também a razão de um casal de idosos protagonizar a propaganda publicitária da companhia Robot Taxi, em vez de um grupo de “jovens descolados”, que é o que normalmente seria associado a novas tecnologias. Você pode assistir ao comercial no vídeo abaixo, que mostra uma visão bastante romantizada de como seria passear pelas ruas do Japão a bordo de um táxi robô.

Quanto tempo você acha que ainda demora para que o Brasil comece a ter carros autônomos andando pelas ruas? Comente no Fórum do TecMundo