Espelho retrovisor eletrônico LCD para automóveis é lançado pela Nissan

1 min de leitura
Imagem de: Espelho retrovisor eletrônico LCD para automóveis é lançado pela Nissan

Talvez você pense que não existem mais acessórios que possam ser inventados para tornar os carros modernos mais seguros. Já temos os airbags, o controle eletrônico de estabilidade, as câmeras traseiras, entre muitos outros aparatos que tornam alguns veículos bastante seguros.

Pensando nisso, o pessoal da Nissan desenvolveu um equipamento que pode deixar os automóveis mais protegidos do que já estão: um retrovisor eletrônico. Ele já havia sido anunciado anteriormente, porém recentemente mais detalhes (e um vídeo) foram liberados.

O protótipo apresentado pela Nissan é chamado de Smart Rearview Mirror (espelho retrovisor inteligente, em tradução livre) e é caracterizado por trazer um visor LCD disposto no lugar do retrovisor tradicional, capaz de transmitir ao vivo tudo o que ocorre atrás do veículo graças à câmera implementada logo atrás do vidro traseiro. Caso deseje, o motorista pode desativar a função a qualquer momento ao mexer em um botão no próprio retrovisor, transformando-o em um espelho tradicional.

As vantagens eletrônicas

O conceito traz diversos benefícios ao motorista, já que em retrovisores normais a visão pode ser prejudicada por passageiros do banco traseiro ou malas, algo que simplesmente não ocorre aqui. Em vez disso, você pode visualizar um campo de 50º de visão – que também é muito mais amplo do que um retrovisor tradicional, normalmente limitado à 18º. Desse jeito, não importa o tamanho do veículo atrás de você, o motorista sempre poderá ver ao redor dele sem dificuldades. Veja um vídeo com detalhes do acessório automotivo:

Existem outras características interessantes no Smart Rearview Mirror. Por exemplo, em condições com pouca iluminação as configurações podem ser alteradas para que a câmera exiba imagens com um brilho maior (e o mesmo vale para o caso contrário). Ao ver o protótipo do retrovisor inteligente, parece até estranho que isso não tenha sido desenvolvido em larga escala anteriormente.

O Smart Rearview será disponibilizado primeiramente no Japão, podendo ser adicionado aos veículos pelo preço de US$ 670 (incluindo o custo de instalação). Contudo, não há previsão para lançamento do retrovisor inteligente em outros países.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.