Overburden Conveyor Bridge F60: conheça o maior maquinário móvel do planeta

1 min de leitura
Imagem de: Overburden Conveyor Bridge F60: conheça o maior maquinário móvel do planeta

Aqui no TecMundo, a gente já apresentou para você alguns dos maiores veículos e equipamentos do mundo. Entre eles, estão a plataforma Prelude (um navio gigantesco que já está no mar) e o enorme caminhão BelAZ 75710.

Desta vez, você vai conhecer o maior maquinário móvel do planeta. Trata-se do Overburden Conveyor Bridge F60, um equipamento para a extração e carregamento de carvão em jazidas a céu aberto da região de Lusatia, na Alemanha.

Essa máquina possui 502 metros de comprimento, 240 metros de largura e 80 metros de altura, deixando muitos edifícios e pontos turísticos parecendo pequenos — incluindo a Torre Eiffel com seus 320 metros. Todo esse tamanho do Overburden Conveyor Bridge F60 reflete também na balança: em operação, ele pode chegar a pesar 13.600 toneladas. Em contrapartida, esse gigante possui velocidade máxima de 0,78 km/h.

O equipamento é constituído basicamente de dois chassis com rodas que percorrem dois trilhos. De um lado ficam localizados todos os maquinários para escavação e do outro os equipamentos de descarregamento e armazenamento do material coletado.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.