Uma novidade para os desatentos no trânsito: a startup Cruise promete transformar o seu veículo em um carro autônomo. O kit foi intitulado pela empresa de RP-1 e um vídeo já está circulando na internet mostrando um pouco o funcionamento da tecnologia. O sistema vai estar disponível apenas para os modelos Audi A4 e S4 que foram lançados após 2012 e será vendido apenas na área da baía de São Francisco, localizada no norte da Califórnia, nos Estados Unidos.

O sistema, que conta com câmeras, sensores e computadores, vai permitir que alguns modelos da marca Audi sejam mantidos dentro da faixa, além de um freio automático que será ativado quando obstáculos surgirem "do nada" na pista.

O RP-1 inclui uma série de sensores que são acoplados na parte de cima do veículo para que as ações do carro sejam enviadas e controladas por um computador. Inicialmente, a Cruise está trabalhando para trazer apenas 50 unidades, que devem chegar para os sortudos donos até o próximo ano.

Vale ressaltar que a Cruise ainda depende de dados de mapeamento para manter o seu sistema funcionando corretamente sem problemas. Sem os mapas detalhados, o funcionamento do kit se torna inviável – nevoeiros, tempestades e até mesmo a escuridão da noite podem se tornar um problema para o RP-1.

A tecnologia da Cruise ainda está engatinhando e passando por diversos testes, mas a empresa já planeja trazer terceiros para avaliar efetivamente a segurança do seu mais recente kit. Com fortes companhias automotivas (estamos falando das poderosas Mercedes e BMW, só para citar algumas) oferecendo sistemas integrados semelhantes em seus veículos, resta saber se o RP-1 vale o investimento de US$ 10 mil. Você se sentiria seguro dentro de um carro com a tecnologia da startup?