(Fonte da imagem: Reprodução/Walmart)

A rede de supermercados internacional Walmart apresentou recentemente um veículo com um design e um conceito bastante inovadores desenvolvidos pela própria empresa. O Walmart possui mais de 7 mil caminhões em sua frota principal só nos Estados Unidos, fator que com certeza auxiliou no desenvolvimento do projeto.

O veículo foi batizado de WAVE (ou no original em inglês, Walmart Advanced Vehicle Experience), e traz o conceito de ser mais leve e aproveitar melhor o combustível do que os outros caminhões, com grande compatibilidade com vários tipos de combustíveis (diesel, biodiesel, gás natural, entre outros). Os testes com o WAVE começaram recentemente, sendo que ele é alimentado por uma microturbina única de powertrain (região do motor que entra em contato com o óleo).

Além disso, o WAVE também pode funcionar através de eletricidade – porém deve ser constantemente carregado, já que ele não poderá andar desse modo por muitos quilômetros. A cabine localizada na parte frontal do veículo é pelo menos 20% mais aerodinâmica do que as cabines dos veículos atuais do Walmart, graças ao seu formato mais arredondado. O assento do motorista está localizado bem no centro da cabine, garantindo maior mobilidade aos condutores.

As grandes janelas e os dois monitores LCD dispostos ao lado do motorista ajudam no monitoramento do veículo e do trajeto. A cabine possui inclusive um espaço confortável de descanso para o condutor, localizado logo atrás do banco frontal. O WAVE é composto quase por inteiro por fibras de carbono que ajudam a remover grande parte do peso comum dos caminhões – rendendo mais espaço e consequente fazendo o veículo transportar maiores cargas.

O Walmart não divulgou quando o WAVE se tornará parte real da frota de caminhões da empresa, já que ele está em fase de testes. Entretanto, as pesquisas e inovações feitas pelo Walmart com o WAVE já podem influenciar na produção de outras empresas que querem trazer alternativas de veículos mais inteligentes.