Wazuma V8F: quadriciclo poderoso com motor Ferrari e caixa de câmbio BMW

3 min de leitura
Imagem de: Wazuma V8F: quadriciclo poderoso com motor Ferrari e caixa de câmbio BMW

Embora seja pouco conhecida pelo público em geral, a Lazareth é famosa entre os entusiastas da velocidade pelos seus veículos altamente personalizados. A inventividade da empresa francesa é tanta que ela se tornou uma referência para Hollywood no que diz respeito à construção de meios de transporte futuristas — entre seus projetos mais conhecidos está a moto que Vin Diesel usa em “Babylon A.D.”.

No entanto, a montadora não reserva seus projetos mais inventivos para o mundo do cinema, criando veículos que misturam características de motocicletas e carros esportivos com elementos que parecem originados do mundo da ficção científica.  Prova disso pode ser vista no Wazuma V8F, veículo que une um motor de Ferrari, caixa de câmbio sequencial de seis velocidades da BMW e um formato pouco convencional para um quadriciclo.

Veículo com formato único

Embora o Wazuma V8F seja um veículo chamativo, seria exagero afirmar que ele se trata de uma ideia totalmente original. Isso porque o quadriciclo se trata na verdade de uma versão aprimorada do Wazuma R1, veículo produzido em quantidade limitada pela Lazareth que estreou o formato inusitado adotado pela companhia.

(Fonte da imagem: Divulgação/Lazareth)

Segundo a fabricante, o formato “Wazuma” surgiu a partir de estudos que mostravam que o formato tradicional adotado por triciclos e quadriciclos não se mostrava adequado a veículos de alto desempenho. Entre os principais problemas detectados estava a dureza da direção e dificuldades em manter um balanço adequado em grandes velocidades.

Para superar essas limitações, a Lazareth combinou as melhores tecnologias da indústria automotiva e criou um quadro atípico com duas rodas frontais bem separadas e duas rodas traseiras que parecem praticamente coladas para um observador casual. Vista de cima, a criação adota um formato parecido com um “W” que garante mais estabilidade e um aumento de desempenho visível em relação a outros produtos da categoria.

(Fonte da imagem: Divulgação/Lazareth)

“Essa peça única do design e da engenharia oferece uma sensação de dirigibilidade única aliada a uma grande performance. Não é um carro, não é uma moto — é um Wazuma”, afirma a empresa em seu site oficial. Tudo isso faz com que os veículos da companhia sejam produzidos de forma limitada e só tenham sua fabricação iniciada mediante o pedido de clientes interessados.

Quadriciclo com motor de Ferrari

Um dos pontos de destaque da Wazuma V8F é seu motor V8 de 3 litros com 250 cavalos, retirado diretamente de uma Ferrari 308 produzida durante a década de 1970. Embora a peça seja ligeiramente modificada para se adaptar às dimensões do quadriciclo, ela garante a possibilidade de atingir uma velocidade máxima de 240 quilômetros por hora nos mais variados terrenos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Lazareth)

Disponível na cor vermelha ou preta, o veículo apresenta um câmbio sequencial de seis velocidades utilizado pelo carro esportivo BMW M3, freios Brembo, quatro rodas Momo de 18 polegadas calçadas com pneus 315 na traseira e 285 na frente. Além disso, a fabricante incorporou o sistema de injeção de duas motocicletas esportivas que é controlado eletronicamente por um sistema Sybelle.

Para completar, o Wazuma V8F apresenta oito funis de entrada que se conectam a quatro saídas de escape e um radiador com dimensões generosas. Mesmo assim, o quadriciclo pesa somente 650 quilos, valor considerado relativamente leve para um veículo com suas características.

Preço salgado

As características exclusivas do Wazuma V8F fazem com que o veículo possua um preço de venda que deve assustar a muitos. Enquanto um quadriciclo convencional produzido por empresas como a Honda custam £ 8,000 (aproximadamente R$ 30 mil), o produto da Lazareth custa em média nada menos que £ 154.800, ou R$ 573 mil na cotação do dia 11 de novembro — mais do que suficiente para a compra de um carro esportivo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Lazareth)

Ou seja, caso você queira experimentar essa maravilha tecnológica, provavelmente vai ter que suar muito em seu trabalho (ou dar uma sorte muito grande e ganhar na loteria). Feito isso, também vale a pena conferir com as autoridades locais quanto a possíveis restrições relacionadas aos locais em que é possível dirigir o quadriciclo.

Em uma declaração oficial, a Lazareth afirma que o Wazuma V8F é “uma peça de arte única que é ao mesmo tempo simples e agressiva, oferecendo um desempenho muito alto”. Infelizmente, somente um número muito pequeno de pessoas vai ter a oportunidade de conferir se essas palavras realmente são verdadeiras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.