Veículo detecta e conserta buracos na estrada em segundos

1 min de leitura
Imagem de: Veículo detecta e conserta buracos na estrada em segundos

(Fonte da imagem: Reprodução/Jonathan Holmes)

Quem costuma viajar por rodovias ou mora em uma região com asfalto irregular sabe das dificuldades em dirigir em meio a buracos e rachaduras na pista – fora os eventuais danos ao carro depois de cair em uma dessas armadilhas. O processo para repará-los costuma ser lento e caro, mas uma alternativa bastante simples pode melhorar a qualidade de nossas ruas e estradas.

Trata-se de um dispositivo de autoria de um estudante do Georgia Tech Research Institute que, acoplado a um trailer ou carro modificado, é capaz de detectar buracos de no mínimo três milímetros de largura em uma estrada e repará-los automaticamente – tudo isso enquanto o veículo está a 5 km/h.

O aparelho usa uma câmera e alguns LEDs para detectar rachaduras e pequenos buracos. O remendo é feito como se o equipamento fosse uma impressora enchendo uma folha de papel com tinta.

(Fonte da imagem: Reprodução/Jonathan Holmes)

É possível detectar e reparar 83% das irregularidades na pista com esse sistema, que está atualmente em fase de testes em rodovias da Georgia e em estacionamentos locais. Os cientistas ainda estão aperfeiçoando o software para expandir seu campo de visão.

Fonte: New Scientist

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.