Head-up Display (também conhecido como HUD) é uma tecnologia que exibe informações sobre caminhos ou trânsito no para-brisas do carro, fazendo com que ele seja utilizado como se fosse uma tela. Um novo sistema de navegação por HUD foi desenvolvido e ganhou o primeiro prêmio do evento “European Satellite Navigation Competition” em Munique, Alemanha.

Chamado “True3D HUD & Navigation System”, o projeto cria direcionamentos completos nos para-brisas dos carros, fazendo com que os motoristas saibam exatamente para onde precisam ir. Integrado com um navegador GPS, o sistema mostra faixas vermelhas para indicar os caminhos.

Além disso, também há projeções mais complexas. Diferente do que acontece em navegadores GPS comuns, não são mostrados mapas completos, mas sim sinais tridimensionais de indicação de pontos turísticos e direções. O mais interessante é que as informações são mostradas no próprio vidro do carro, criando um sistema de realidade aumentada mais intuitivo do que mapas normais.

Importante: o vídeo postado na notícia não mostra o “True3D HUD & Navigation System” completo, apenas o “Virtual Cable” (a faixa vermelha) do sistema.