(Fonte da imagem: Inhabitat)

Não são apenas os carros e as motos que estão evoluindo em termos de tecnologia: nem as bicicletas escapam das inovações nos métodos de fabricação e funcionamento. A novidade da vez é uma bicicleta impressa em 3D que, apesar de ser feita de nylon, seria “tão dura como o aço”.

Apresentada ao vivo pela primeira vez no London Design Festival, que aconteceu na semana passada, a bicicleta é fabricada a partir de um pó de nylon fundido em várias camadas, cada uma com 0,1 milímetro. Segundo o Inhabitat, o processo de sobreposição é bastante similar ao utilizado na fabricação de alguns satélites e peças de aeronaves.

O moderno método de fabricação deixa a bike resistente, apesar de sua matéria-prima. (Fonte da imagem: Inhabitat)

A criação ficou por conta de Andy Hawkins e Chris Turner, do Aerospace Innovation Centre de Bristol, na Inglaterra, que pretendiam mostrar que a impressão 3D pode servir até para os objetos e transportes mais simplificados.

O modelo ainda é um protótipo, já que nenhuma fabricante manifestou interesse na comercialização em massa da bicicleta, mas os designers já anunciaram que boas novidades podem aparecer em breve.